O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260 |
Resumo: | O trabalho é um desdobramento de um estudo cuja finalidade foi investigar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças. No primeiro e segundo ano da pesquisa, as crianças estavam matriculadas em uma instituição educativa infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, ES, e, no terceiro, foram matriculadas em uma escola de Ensino Fundamental desse mesmo sistema de ensino. Assim, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, discute e analisa como as crianças matriculadas em um de educação infantil, em circunstância de registro de sentenças que compunham textos produzidos oralmente, começavam a tomar consciência de unidades que compõem a linguagem oral. O exame dos dados sugere que as crianças elaboravam análises de diferentes unidades fonológicas (palavras, sílabas e fonemas) sem que seja possível estabelecer um percurso evolutivo linear para essas análises. Além disso, conclui que a tomada de consciência dessas unidades está estreitamente ligada ao aprendizado da escrita, pois surgiu em situações de uso desse sistema. |
id |
UNOCHAPO-1_9df63dcbd84e6c6ab532d9a68faaa119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4260 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oralFormação Inicial de ProfessoresEducação de Jovens e AdultosEspecificidadesParticularidadesExtensão universitária.O trabalho é um desdobramento de um estudo cuja finalidade foi investigar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças. No primeiro e segundo ano da pesquisa, as crianças estavam matriculadas em uma instituição educativa infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, ES, e, no terceiro, foram matriculadas em uma escola de Ensino Fundamental desse mesmo sistema de ensino. Assim, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, discute e analisa como as crianças matriculadas em um de educação infantil, em circunstância de registro de sentenças que compunham textos produzidos oralmente, começavam a tomar consciência de unidades que compõem a linguagem oral. O exame dos dados sugere que as crianças elaboravam análises de diferentes unidades fonológicas (palavras, sílabas e fonemas) sem que seja possível estabelecer um percurso evolutivo linear para essas análises. Além disso, conclui que a tomada de consciência dessas unidades está estreitamente ligada ao aprendizado da escrita, pois surgiu em situações de uso desse sistema.Unochapecó2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/426010.22196/rp.v8i16.4260Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-82Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-821984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260/2438Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cláudia Maria Mendes2018-02-13T19:05:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4260Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-13T19:05:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral |
title |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral |
spellingShingle |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral Gontijo, Cláudia Maria Mendes Formação Inicial de Professores Educação de Jovens e Adultos Especificidades Particularidades Extensão universitária. |
title_short |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral |
title_full |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral |
title_fullStr |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral |
title_full_unstemmed |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral |
title_sort |
O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral |
author |
Gontijo, Cláudia Maria Mendes |
author_facet |
Gontijo, Cláudia Maria Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Cláudia Maria Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores Educação de Jovens e Adultos Especificidades Particularidades Extensão universitária. |
topic |
Formação Inicial de Professores Educação de Jovens e Adultos Especificidades Particularidades Extensão universitária. |
description |
O trabalho é um desdobramento de um estudo cuja finalidade foi investigar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças. No primeiro e segundo ano da pesquisa, as crianças estavam matriculadas em uma instituição educativa infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, ES, e, no terceiro, foram matriculadas em uma escola de Ensino Fundamental desse mesmo sistema de ensino. Assim, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, discute e analisa como as crianças matriculadas em um de educação infantil, em circunstância de registro de sentenças que compunham textos produzidos oralmente, começavam a tomar consciência de unidades que compõem a linguagem oral. O exame dos dados sugere que as crianças elaboravam análises de diferentes unidades fonológicas (palavras, sílabas e fonemas) sem que seja possível estabelecer um percurso evolutivo linear para essas análises. Além disso, conclui que a tomada de consciência dessas unidades está estreitamente ligada ao aprendizado da escrita, pois surgiu em situações de uso desse sistema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260 10.22196/rp.v8i16.4260 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v8i16.4260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260/2438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-82 Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-82 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994860924928 |