O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cláudia Maria Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260
Resumo: O trabalho é um desdobramento de um estudo cuja finalidade foi investigar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças. No primeiro e segundo ano da pesquisa, as crianças estavam matriculadas em uma instituição educativa infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, ES, e, no terceiro, foram matriculadas em uma escola de Ensino Fundamental desse mesmo sistema de ensino. Assim, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, discute e analisa como as crianças matriculadas em um de educação infantil, em circunstância de registro de sentenças que compunham textos produzidos oralmente, começavam a tomar consciência de unidades que compõem a linguagem oral. O exame dos dados sugere que as crianças elaboravam análises de diferentes unidades fonológicas (palavras, sílabas e fonemas) sem que seja possível estabelecer um percurso evolutivo linear para essas análises. Além disso, conclui que a tomada de consciência dessas unidades está estreitamente ligada ao aprendizado da escrita, pois surgiu em situações de uso desse sistema.
id UNOCHAPO-1_9df63dcbd84e6c6ab532d9a68faaa119
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4260
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oralFormação Inicial de ProfessoresEducação de Jovens e AdultosEspecificidadesParticularidadesExtensão universitária.O trabalho é um desdobramento de um estudo cuja finalidade foi investigar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças. No primeiro e segundo ano da pesquisa, as crianças estavam matriculadas em uma instituição educativa infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, ES, e, no terceiro, foram matriculadas em uma escola de Ensino Fundamental desse mesmo sistema de ensino. Assim, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, discute e analisa como as crianças matriculadas em um de educação infantil, em circunstância de registro de sentenças que compunham textos produzidos oralmente, começavam a tomar consciência de unidades que compõem a linguagem oral. O exame dos dados sugere que as crianças elaboravam análises de diferentes unidades fonológicas (palavras, sílabas e fonemas) sem que seja possível estabelecer um percurso evolutivo linear para essas análises. Além disso, conclui que a tomada de consciência dessas unidades está estreitamente ligada ao aprendizado da escrita, pois surgiu em situações de uso desse sistema.Unochapecó2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/426010.22196/rp.v8i16.4260Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-82Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-821984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260/2438Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cláudia Maria Mendes2018-02-13T19:05:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4260Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-13T19:05:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
title O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
spellingShingle O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
Gontijo, Cláudia Maria Mendes
Formação Inicial de Professores
Educação de Jovens e Adultos
Especificidades
Particularidades
Extensão universitária.
title_short O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
title_full O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
title_fullStr O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
title_full_unstemmed O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
title_sort O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral
author Gontijo, Cláudia Maria Mendes
author_facet Gontijo, Cláudia Maria Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cláudia Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores
Educação de Jovens e Adultos
Especificidades
Particularidades
Extensão universitária.
topic Formação Inicial de Professores
Educação de Jovens e Adultos
Especificidades
Particularidades
Extensão universitária.
description O trabalho é um desdobramento de um estudo cuja finalidade foi investigar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças. No primeiro e segundo ano da pesquisa, as crianças estavam matriculadas em uma instituição educativa infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, ES, e, no terceiro, foram matriculadas em uma escola de Ensino Fundamental desse mesmo sistema de ensino. Assim, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, discute e analisa como as crianças matriculadas em um de educação infantil, em circunstância de registro de sentenças que compunham textos produzidos oralmente, começavam a tomar consciência de unidades que compõem a linguagem oral. O exame dos dados sugere que as crianças elaboravam análises de diferentes unidades fonológicas (palavras, sílabas e fonemas) sem que seja possível estabelecer um percurso evolutivo linear para essas análises. Além disso, conclui que a tomada de consciência dessas unidades está estreitamente ligada ao aprendizado da escrita, pois surgiu em situações de uso desse sistema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260
10.22196/rp.v8i16.4260
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260
identifier_str_mv 10.22196/rp.v8i16.4260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260/2438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-82
Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 47-82
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994860924928