A natureza complexa de uma avaliação globalizada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3899 |
Resumo: | O presente trabalho configurou-se a partir da análise de uma prática avaliativa, processo desencadeado pela Professora e Doutora Léa das Graças C. Anastasiou, na Disciplina Avaliação da Aprendizagem do curso de Mestrado em Educação na PUC/PR. O desafio de repensar a tessitura da ação avaliativa imbricada na revisão teórica, constituiu-se em germe de uma nova prática, gerando a necessidade de "co-pensar" a globalidade da relação pedagógica. A mobilização dos sujeitos professor/equipe docente, aluno/grupo, provocou compromissos auto-assumidos, imprimindo direção e significado à aprendizagem buscada. Na primeira parte do texto elaborou-se uma síntese relativa aos fundamentos teóricos pesquisados e discutidos nos estudos, nas atividades docentes e na história de vida, tanto dos educadores, quanto dos alunos. A seguir descreveu-se o movimento que orientou a elaboração conjunta da prática, a situação didática em seu fazer-se, refazer-se e avaliar-se, numa tentativa de registrar as representações dos sujeitos que a vivenciaram. Procurou-se evidenciar a multidimensionalidade desse processo avaliativo, conscientes que as conclusões são provisórias e que esse "movimento" traduz a idéia de sistema aberto, em que cada fim é um novo começo. O grande significado da experiência, foi vivenciar a perspectiva histórica da aprendizagem, sempre geradora de novas necessidades. Desta forma, na segunda parte do texto é relatada uma experiência de avaliação numa visão contínua, cumulativa e diferenciada, vivenciada na Disciplina de Princípios e Métodos de Supervisão Educacional, envolvendo o trabalho de quatro professores e cento e cinqüenta e oito alunos do 7º período do curso de Pedagogia da PUC/PR, campus de São José dos Pinhais. Vivência essa embasada por elementos obtidos nos estudos sobre Avaliação da Aprendizagem, ao longo da trajetória como professores da Educação Básica, supervisores e/ou orientadores educacionais e, também, como docentes nos cursos de graduação, os quais estão sendo sistematizados no programa de Mestrado em Educação da PUC/PR. Foram anexados os instrumentos utilizados para a sistematização e registro da avaliação. |
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