Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanini, Paulo Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares Santos, Jean Mac Colle, Souza, Maria do Socorro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708
Resumo: Este estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentes
id UNOCHAPO-1_adaa6c49b39b513eee9bc33d71608d91
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4708
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativascrianças e adolescentesdireitos sociaissocialização/integraçãolegislaçãoEste estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentesUnochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/470810.22196/rp.v22i0.4708Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708/2935Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, Paulo AugustoTavares Santos, Jean Mac ColleSouza, Maria do Socorro2020-05-20T18:29:28Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4708Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:28Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
title Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
spellingShingle Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
Tamanini, Paulo Augusto
crianças e adolescentes
direitos sociais
socialização/integração
legislação
title_short Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
title_full Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
title_fullStr Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
title_full_unstemmed Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
title_sort Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
author Tamanini, Paulo Augusto
author_facet Tamanini, Paulo Augusto
Tavares Santos, Jean Mac Colle
Souza, Maria do Socorro
author_role author
author2 Tavares Santos, Jean Mac Colle
Souza, Maria do Socorro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamanini, Paulo Augusto
Tavares Santos, Jean Mac Colle
Souza, Maria do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv crianças e adolescentes
direitos sociais
socialização/integração
legislação
topic crianças e adolescentes
direitos sociais
socialização/integração
legislação
description Este estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentes
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708
10.22196/rp.v22i0.4708
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708/2935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-19
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995500556288