Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708 |
Resumo: | Este estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentes |
id |
UNOCHAPO-1_adaa6c49b39b513eee9bc33d71608d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4708 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativascrianças e adolescentesdireitos sociaissocialização/integraçãolegislaçãoEste estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentesUnochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/470810.22196/rp.v22i0.4708Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708/2935Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, Paulo AugustoTavares Santos, Jean Mac ColleSouza, Maria do Socorro2020-05-20T18:29:28Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4708Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:28Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas |
title |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas |
spellingShingle |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas Tamanini, Paulo Augusto crianças e adolescentes direitos sociais socialização/integração legislação |
title_short |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas |
title_full |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas |
title_fullStr |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas |
title_full_unstemmed |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas |
title_sort |
Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas |
author |
Tamanini, Paulo Augusto |
author_facet |
Tamanini, Paulo Augusto Tavares Santos, Jean Mac Colle Souza, Maria do Socorro |
author_role |
author |
author2 |
Tavares Santos, Jean Mac Colle Souza, Maria do Socorro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamanini, Paulo Augusto Tavares Santos, Jean Mac Colle Souza, Maria do Socorro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças e adolescentes direitos sociais socialização/integração legislação |
topic |
crianças e adolescentes direitos sociais socialização/integração legislação |
description |
Este estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentes |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708 10.22196/rp.v22i0.4708 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708/2935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-19 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995500556288 |