Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Milena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1269
Resumo: Resumo - O presente artigo investiga os discursos morais contidos em redações elaboradas por crianças entre nove e 11 anos de idade, publicadas no periódico “Folha da Escola” (1940), jornal editado pela Escola Complementar Duque de Caxias (1930). Os textos redigidos pelas crianças perpassam a temática da obediência, sinalizando consequências quanto ao não cumprimento das ordens. Tais discursos foram analisados partindo de dois eixos: conteúdo e publicação, tendo como base um diálogo com alguns dos grandes pensadores da educação que advogavam a importância da educação moral no desenvolvimento infantil como Durkheim, Herbart, Spencer, Condorcet e Norbert Elias. O texto está organizado de modo a contextualizar a Escola Complementar Duque de Caxias, seguido de considerações sobre a cultura escolar e cultura material escolar. Posteriormente, há o mergulho nas escritas infantis, com suas análises à luz dos pensadores supracitados. 
id UNOCHAPO-1_b28438f312a708adcaef720ffd2f12b7
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1269
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantisauditoriaBrasilcontabilidadefraudeResumo - O presente artigo investiga os discursos morais contidos em redações elaboradas por crianças entre nove e 11 anos de idade, publicadas no periódico “Folha da Escola” (1940), jornal editado pela Escola Complementar Duque de Caxias (1930). Os textos redigidos pelas crianças perpassam a temática da obediência, sinalizando consequências quanto ao não cumprimento das ordens. Tais discursos foram analisados partindo de dois eixos: conteúdo e publicação, tendo como base um diálogo com alguns dos grandes pensadores da educação que advogavam a importância da educação moral no desenvolvimento infantil como Durkheim, Herbart, Spencer, Condorcet e Norbert Elias. O texto está organizado de modo a contextualizar a Escola Complementar Duque de Caxias, seguido de considerações sobre a cultura escolar e cultura material escolar. Posteriormente, há o mergulho nas escritas infantis, com suas análises à luz dos pensadores supracitados. Unochapecó2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/126910.22196/rp.v13i26.1269Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 26: jan./jun. 2011; 161-184Revista Pedagógica; v. 13 n. 26: jan./jun. 2011; 161-1841984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1269/699Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAragão, MilenaFreitas, Anamaria Gonçalves Bueno de2016-11-25T16:37:35Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1269Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:37:35Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
title Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
spellingShingle Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
Aragão, Milena
auditoria
Brasil
contabilidade
fraude
title_short Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
title_full Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
title_fullStr Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
title_full_unstemmed Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
title_sort Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
author Aragão, Milena
author_facet Aragão, Milena
Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
author_role author
author2 Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Milena
Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv auditoria
Brasil
contabilidade
fraude
topic auditoria
Brasil
contabilidade
fraude
description Resumo - O presente artigo investiga os discursos morais contidos em redações elaboradas por crianças entre nove e 11 anos de idade, publicadas no periódico “Folha da Escola” (1940), jornal editado pela Escola Complementar Duque de Caxias (1930). Os textos redigidos pelas crianças perpassam a temática da obediência, sinalizando consequências quanto ao não cumprimento das ordens. Tais discursos foram analisados partindo de dois eixos: conteúdo e publicação, tendo como base um diálogo com alguns dos grandes pensadores da educação que advogavam a importância da educação moral no desenvolvimento infantil como Durkheim, Herbart, Spencer, Condorcet e Norbert Elias. O texto está organizado de modo a contextualizar a Escola Complementar Duque de Caxias, seguido de considerações sobre a cultura escolar e cultura material escolar. Posteriormente, há o mergulho nas escritas infantis, com suas análises à luz dos pensadores supracitados. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1269
10.22196/rp.v13i26.1269
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1269
identifier_str_mv 10.22196/rp.v13i26.1269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1269/699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 26: jan./jun. 2011; 161-184
Revista Pedagógica; v. 13 n. 26: jan./jun. 2011; 161-184
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992129384448