A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3716 |
Resumo: | Constatamos que o termo inclusão vem sendo adotado de forma genérica, suscitando a necessidade de reflexão acerca da complexidade que ele representa. Este texto está alicerçado em estudos do Seminário Educação Especial e Inclusão, no curso de Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), que promoveu reflexões sobre os movimentos da educação especial à educação inclusiva e processos de in/exclusão. Esta produção articula discussões coletivas do seminário aos estudos para a elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, que trata da formação docente para a atuação com estudantes surdos. Este texto visa propiciar reflexões acerca dos direitos dos surdos à acessibilidade educacional, especialmente no que se refere à comunicação. Apesar das boas expectativas decorrentes das mudanças nas concepções da surdez, ainda existem barreiras para o reconhecimento do estudante surdo como um sujeito completo, especialmente em relação à comunicação. |
id |
UNOCHAPO-1_b317b50ddba94b4b615dd3c166e68bf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3716 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdosConstatamos que o termo inclusão vem sendo adotado de forma genérica, suscitando a necessidade de reflexão acerca da complexidade que ele representa. Este texto está alicerçado em estudos do Seminário Educação Especial e Inclusão, no curso de Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), que promoveu reflexões sobre os movimentos da educação especial à educação inclusiva e processos de in/exclusão. Esta produção articula discussões coletivas do seminário aos estudos para a elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, que trata da formação docente para a atuação com estudantes surdos. Este texto visa propiciar reflexões acerca dos direitos dos surdos à acessibilidade educacional, especialmente no que se refere à comunicação. Apesar das boas expectativas decorrentes das mudanças nas concepções da surdez, ainda existem barreiras para o reconhecimento do estudante surdo como um sujeito completo, especialmente em relação à comunicação.Unochapecó2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/371610.22196/rp.v19i41.3716Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 226-241Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 226-2411984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3716/2217Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLuchese, AndersonPieczkowski, Tania Mara Zancanaro2017-09-28T03:37:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3716Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-09-28T03:37:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos |
title |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos |
spellingShingle |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos Luchese, Anderson |
title_short |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos |
title_full |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos |
title_fullStr |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos |
title_full_unstemmed |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos |
title_sort |
A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos |
author |
Luchese, Anderson |
author_facet |
Luchese, Anderson Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro |
author_role |
author |
author2 |
Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luchese, Anderson Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro |
description |
Constatamos que o termo inclusão vem sendo adotado de forma genérica, suscitando a necessidade de reflexão acerca da complexidade que ele representa. Este texto está alicerçado em estudos do Seminário Educação Especial e Inclusão, no curso de Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), que promoveu reflexões sobre os movimentos da educação especial à educação inclusiva e processos de in/exclusão. Esta produção articula discussões coletivas do seminário aos estudos para a elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, que trata da formação docente para a atuação com estudantes surdos. Este texto visa propiciar reflexões acerca dos direitos dos surdos à acessibilidade educacional, especialmente no que se refere à comunicação. Apesar das boas expectativas decorrentes das mudanças nas concepções da surdez, ainda existem barreiras para o reconhecimento do estudante surdo como um sujeito completo, especialmente em relação à comunicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3716 10.22196/rp.v19i41.3716 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3716 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v19i41.3716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3716/2217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 226-241 Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 226-241 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993810251776 |