As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314 |
Resumo: | Em tempos de desesperança, é mister romper com os pessimismos, entretanto, é igualmente necessário separar a crítica do romantismo pedagógico. A convivência com embaçamentos entre teorias e práticas educacionais,juntamente com políticas econômicas de empenho duvidoso no campo social, sugere espaços para que recontextualizações apareçam como modismos no mínimo perigosos. Nesse sentido, considerar a abordagem curricular multiculturalista como uma panacéia é um equivoco que precisamos evitar. As contribuições de Peter Mclaren certamente lançam outros desafios para uma leitura crítica das tendências pedagógicas pós-modernas, que permeiam as políticas públicas já há algum tempo, podendo servir como referência na construção de políticas educacionais críticas e de resistência.Palavras-chave: multiculturalismo, pós-moderno, políticas educacionais. |
id |
UNOCHAPO-1_bb1f2583f54282d0b74be0d80ca08bb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/314 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo críticoPesquisa MuseológicaPatrimônio culturalMemóriaEm tempos de desesperança, é mister romper com os pessimismos, entretanto, é igualmente necessário separar a crítica do romantismo pedagógico. A convivência com embaçamentos entre teorias e práticas educacionais,juntamente com políticas econômicas de empenho duvidoso no campo social, sugere espaços para que recontextualizações apareçam como modismos no mínimo perigosos. Nesse sentido, considerar a abordagem curricular multiculturalista como uma panacéia é um equivoco que precisamos evitar. As contribuições de Peter Mclaren certamente lançam outros desafios para uma leitura crítica das tendências pedagógicas pós-modernas, que permeiam as políticas públicas já há algum tempo, podendo servir como referência na construção de políticas educacionais críticas e de resistência.Palavras-chave: multiculturalismo, pós-moderno, políticas educacionais.Unochapecó2009-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/31410.22196/rp.v10i21.314Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 7-14Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 7-141984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314/156Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcos Antonio C.2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/314Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico |
title |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico |
spellingShingle |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico Silva, Marcos Antonio C. Pesquisa Museológica Patrimônio cultural Memória |
title_short |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico |
title_full |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico |
title_fullStr |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico |
title_full_unstemmed |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico |
title_sort |
As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico |
author |
Silva, Marcos Antonio C. |
author_facet |
Silva, Marcos Antonio C. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Antonio C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Museológica Patrimônio cultural Memória |
topic |
Pesquisa Museológica Patrimônio cultural Memória |
description |
Em tempos de desesperança, é mister romper com os pessimismos, entretanto, é igualmente necessário separar a crítica do romantismo pedagógico. A convivência com embaçamentos entre teorias e práticas educacionais,juntamente com políticas econômicas de empenho duvidoso no campo social, sugere espaços para que recontextualizações apareçam como modismos no mínimo perigosos. Nesse sentido, considerar a abordagem curricular multiculturalista como uma panacéia é um equivoco que precisamos evitar. As contribuições de Peter Mclaren certamente lançam outros desafios para uma leitura crítica das tendências pedagógicas pós-modernas, que permeiam as políticas públicas já há algum tempo, podendo servir como referência na construção de políticas educacionais críticas e de resistência.Palavras-chave: multiculturalismo, pós-moderno, políticas educacionais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314 10.22196/rp.v10i21.314 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v10i21.314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314/156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 7-14 Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 7-14 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991648088064 |