As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antonio C.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314
Resumo: Em tempos de desesperança, é mister romper com os pessimismos, entretanto, é igualmente necessário separar a crítica do romantismo pedagógico. A convivência com embaçamentos entre teorias e práticas educacionais,juntamente com políticas econômicas de empenho duvidoso no campo social, sugere espaços para que recontextualizações apareçam como modismos no mínimo perigosos. Nesse sentido, considerar a abordagem curricular multiculturalista como uma panacéia é um equivoco que precisamos evitar. As contribuições de Peter Mclaren certamente lançam outros desafios para uma leitura crítica das tendências pedagógicas pós-modernas, que permeiam as políticas públicas já há algum tempo, podendo servir como referência na construção de políticas educacionais críticas e de resistência.Palavras-chave: multiculturalismo, pós-moderno, políticas educacionais.
id UNOCHAPO-1_bb1f2583f54282d0b74be0d80ca08bb3
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/314
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo críticoPesquisa MuseológicaPatrimônio culturalMemóriaEm tempos de desesperança, é mister romper com os pessimismos, entretanto, é igualmente necessário separar a crítica do romantismo pedagógico. A convivência com embaçamentos entre teorias e práticas educacionais,juntamente com políticas econômicas de empenho duvidoso no campo social, sugere espaços para que recontextualizações apareçam como modismos no mínimo perigosos. Nesse sentido, considerar a abordagem curricular multiculturalista como uma panacéia é um equivoco que precisamos evitar. As contribuições de Peter Mclaren certamente lançam outros desafios para uma leitura crítica das tendências pedagógicas pós-modernas, que permeiam as políticas públicas já há algum tempo, podendo servir como referência na construção de políticas educacionais críticas e de resistência.Palavras-chave: multiculturalismo, pós-moderno, políticas educacionais.Unochapecó2009-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/31410.22196/rp.v10i21.314Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 7-14Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 7-141984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314/156Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcos Antonio C.2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/314Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
title As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
spellingShingle As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
Silva, Marcos Antonio C.
Pesquisa Museológica
Patrimônio cultural
Memória
title_short As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
title_full As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
title_fullStr As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
title_full_unstemmed As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
title_sort As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico
author Silva, Marcos Antonio C.
author_facet Silva, Marcos Antonio C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Antonio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Museológica
Patrimônio cultural
Memória
topic Pesquisa Museológica
Patrimônio cultural
Memória
description Em tempos de desesperança, é mister romper com os pessimismos, entretanto, é igualmente necessário separar a crítica do romantismo pedagógico. A convivência com embaçamentos entre teorias e práticas educacionais,juntamente com políticas econômicas de empenho duvidoso no campo social, sugere espaços para que recontextualizações apareçam como modismos no mínimo perigosos. Nesse sentido, considerar a abordagem curricular multiculturalista como uma panacéia é um equivoco que precisamos evitar. As contribuições de Peter Mclaren certamente lançam outros desafios para uma leitura crítica das tendências pedagógicas pós-modernas, que permeiam as políticas públicas já há algum tempo, podendo servir como referência na construção de políticas educacionais críticas e de resistência.Palavras-chave: multiculturalismo, pós-moderno, políticas educacionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314
10.22196/rp.v10i21.314
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314
identifier_str_mv 10.22196/rp.v10i21.314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314/156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 7-14
Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 7-14
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991648088064