Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morschbacher, Márcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Veronez, Luiz Fernando Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057
Resumo: Este artigo analisa os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais nos currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física de duas universidades públicas do Sul do País. Procura demonstrar, a partir de um estudo bibliográfico e documental, a relação desses documentos legais com o atual grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, explicitando (a) a função de mediação que exercem na adequação da formação dos professores de educação física às atuais demandas do processo de acumulação capitalista e (b) a reprodução das determinações legais e dos marcos teóricos sustentados pelas DCN nos currículos dos cursos de graduação investigados.
id UNOCHAPO-1_bca45f5e4bba3a376b366d9b722f5cc9
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3057
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação FísicaGlobalização. Europeização. Educação de AdultosEste artigo analisa os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais nos currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física de duas universidades públicas do Sul do País. Procura demonstrar, a partir de um estudo bibliográfico e documental, a relação desses documentos legais com o atual grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, explicitando (a) a função de mediação que exercem na adequação da formação dos professores de educação física às atuais demandas do processo de acumulação capitalista e (b) a reprodução das determinações legais e dos marcos teóricos sustentados pelas DCN nos currículos dos cursos de graduação investigados.Unochapecó2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/305710.22196/rp.v17i35.3057Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 101-118Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 101-1181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057/1745Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorschbacher, MárciaVeronez, Luiz Fernando Camargo2016-11-25T16:42:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3057Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
title Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
spellingShingle Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
Morschbacher, Márcia
Globalização. Europeização. Educação de Adultos
title_short Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
title_full Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
title_fullStr Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
title_full_unstemmed Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
title_sort Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
author Morschbacher, Márcia
author_facet Morschbacher, Márcia
Veronez, Luiz Fernando Camargo
author_role author
author2 Veronez, Luiz Fernando Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morschbacher, Márcia
Veronez, Luiz Fernando Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização. Europeização. Educação de Adultos
topic Globalização. Europeização. Educação de Adultos
description Este artigo analisa os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais nos currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física de duas universidades públicas do Sul do País. Procura demonstrar, a partir de um estudo bibliográfico e documental, a relação desses documentos legais com o atual grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, explicitando (a) a função de mediação que exercem na adequação da formação dos professores de educação física às atuais demandas do processo de acumulação capitalista e (b) a reprodução das determinações legais e dos marcos teóricos sustentados pelas DCN nos currículos dos cursos de graduação investigados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057
10.22196/rp.v17i35.3057
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i35.3057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057/1745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 101-118
Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 101-118
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993191591936