Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057 |
Resumo: | Este artigo analisa os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais nos currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física de duas universidades públicas do Sul do País. Procura demonstrar, a partir de um estudo bibliográfico e documental, a relação desses documentos legais com o atual grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, explicitando (a) a função de mediação que exercem na adequação da formação dos professores de educação física às atuais demandas do processo de acumulação capitalista e (b) a reprodução das determinações legais e dos marcos teóricos sustentados pelas DCN nos currículos dos cursos de graduação investigados. |
id |
UNOCHAPO-1_bca45f5e4bba3a376b366d9b722f5cc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3057 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação FísicaGlobalização. Europeização. Educação de AdultosEste artigo analisa os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais nos currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física de duas universidades públicas do Sul do País. Procura demonstrar, a partir de um estudo bibliográfico e documental, a relação desses documentos legais com o atual grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, explicitando (a) a função de mediação que exercem na adequação da formação dos professores de educação física às atuais demandas do processo de acumulação capitalista e (b) a reprodução das determinações legais e dos marcos teóricos sustentados pelas DCN nos currículos dos cursos de graduação investigados.Unochapecó2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/305710.22196/rp.v17i35.3057Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 101-118Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 101-1181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057/1745Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorschbacher, MárciaVeronez, Luiz Fernando Camargo2016-11-25T16:42:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3057Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física |
title |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física |
spellingShingle |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física Morschbacher, Márcia Globalização. Europeização. Educação de Adultos |
title_short |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física |
title_full |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física |
title_fullStr |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física |
title_sort |
Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física |
author |
Morschbacher, Márcia |
author_facet |
Morschbacher, Márcia Veronez, Luiz Fernando Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Veronez, Luiz Fernando Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morschbacher, Márcia Veronez, Luiz Fernando Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização. Europeização. Educação de Adultos |
topic |
Globalização. Europeização. Educação de Adultos |
description |
Este artigo analisa os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais nos currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física de duas universidades públicas do Sul do País. Procura demonstrar, a partir de um estudo bibliográfico e documental, a relação desses documentos legais com o atual grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, explicitando (a) a função de mediação que exercem na adequação da formação dos professores de educação física às atuais demandas do processo de acumulação capitalista e (b) a reprodução das determinações legais e dos marcos teóricos sustentados pelas DCN nos currículos dos cursos de graduação investigados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057 10.22196/rp.v17i35.3057 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v17i35.3057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057/1745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 101-118 Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 101-118 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993191591936 |