EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Francisco Ari
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paixão, Erinelda da Costa, Ximenes, Cristiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744
Resumo: O presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida. 
id UNOCHAPO-1_c527ce97fd0a91c45ad8fbcef4c1056a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4744
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSepistemologiaepistemologia críticaconhecimento científicoO presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida. Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/474410.22196/rp.v22i0.4744Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-13Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-131984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744/3001Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Francisco AriPaixão, Erinelda da CostaXimenes, Cristiane da Silva2020-05-20T18:55:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4744Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:55:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
de Andrade, Francisco Ari
epistemologia
epistemologia crítica
conhecimento científico
title_short EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author de Andrade, Francisco Ari
author_facet de Andrade, Francisco Ari
Paixão, Erinelda da Costa
Ximenes, Cristiane da Silva
author_role author
author2 Paixão, Erinelda da Costa
Ximenes, Cristiane da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Francisco Ari
Paixão, Erinelda da Costa
Ximenes, Cristiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv epistemologia
epistemologia crítica
conhecimento científico
topic epistemologia
epistemologia crítica
conhecimento científico
description O presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744
10.22196/rp.v22i0.4744
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744/3001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-13
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-13
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995507896320