EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida. |
id |
UNOCHAPO-1_c527ce97fd0a91c45ad8fbcef4c1056a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4744 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSepistemologiaepistemologia críticaconhecimento científicoO presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida. Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/474410.22196/rp.v22i0.4744Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-13Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-131984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744/3001Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Francisco AriPaixão, Erinelda da CostaXimenes, Cristiane da Silva2020-05-20T18:55:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4744Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:55:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS de Andrade, Francisco Ari epistemologia epistemologia crítica conhecimento científico |
title_short |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
de Andrade, Francisco Ari |
author_facet |
de Andrade, Francisco Ari Paixão, Erinelda da Costa Ximenes, Cristiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Erinelda da Costa Ximenes, Cristiane da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade, Francisco Ari Paixão, Erinelda da Costa Ximenes, Cristiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
epistemologia epistemologia crítica conhecimento científico |
topic |
epistemologia epistemologia crítica conhecimento científico |
description |
O presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744 10.22196/rp.v22i0.4744 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744/3001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-13 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-13 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995507896320 |