Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da revista Nova Cosmopolitan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/377 |
Resumo: | Este artigo discute a abordagem das temáticas amorosa esexual na revista feminina Nova Cosmopolitan. Foram analisados vinte e quatro exemplares publicados entre 1997 e 1998, período que coincide com a comemoração dos 25 anos do periódico no Brasil. Na revista em questão, o sexo se inscreve na busca pela intensificação das sensações, avizinhando-se do consumo de exercícios que faz daacademia de ginástica um dos espaços centrais na contemporaneidade. A exacerbação das sensações substitui o controle e ocultação dos corpos que, historicamente, caracterizou a apresentação do sexo na imprensa feminina, sendo, ambos, incorporados à lógica do consumo mantida pela insatisfação e busca de sensações exacerbadas – pedagogias de corpos excitáveis do orgasmo e moduláveis da ginástica.Palavras-chave: pedagogias da sexualidade, amor, sexo, imprensa feminina. |
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Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da revista Nova CosmopolitanHistóriaCiências HumanasEste artigo discute a abordagem das temáticas amorosa esexual na revista feminina Nova Cosmopolitan. Foram analisados vinte e quatro exemplares publicados entre 1997 e 1998, período que coincide com a comemoração dos 25 anos do periódico no Brasil. Na revista em questão, o sexo se inscreve na busca pela intensificação das sensações, avizinhando-se do consumo de exercícios que faz daacademia de ginástica um dos espaços centrais na contemporaneidade. A exacerbação das sensações substitui o controle e ocultação dos corpos que, historicamente, caracterizou a apresentação do sexo na imprensa feminina, sendo, ambos, incorporados à lógica do consumo mantida pela insatisfação e busca de sensações exacerbadas – pedagogias de corpos excitáveis do orgasmo e moduláveis da ginástica.Palavras-chave: pedagogias da sexualidade, amor, sexo, imprensa feminina.Unochapecó2009-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/37710.22196/rp.v11i22.377Revista Pedagógica; Vol. 11 Núm. 22: Jan./Jun. 2009; 133-154Revista Pedagógica; v. 11 n. 22: Jan./Jun. 2009; 133-1541984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/377/201Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGalindo, Dolores2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/377Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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