A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamboa, Silvio Sánchez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2339
Resumo: A pesquisa científica é uma importante geradora de estratégias de inovação. A pesquisa permite assegurar conhecimentos sobre as práticas educativas e os problemas da educação, que na forma de diagnósticos, potencializam processos de intervenção, inovação e transformação.  Particularmente, perante os desafios da formação continuada, a pesquisa desempenha um papel fundamental na compreensão da prática profissional e do seu aprimoramento. A pesquisa também potencializa a atuação inovadora quando se utiliza como ferramenta confiável para conhecer os problemas da educação nas suas diversas dimensões e níveis, particularmente, na educação básica, onde a prática da pesquisa é menos presente. As pesquisas podem ser diferenciadas de acordo com as mudanças propostas. As pesquisas revelam sua capacidade inovadora quando se sustentam em teorias de conhecimento (gnosiologias) e visões de mundo (ontologias) que expressam os interesses críticos com relação à prática e aos problemas da educação.
id UNOCHAPO-1_d1390ac53ea236b04879d135316b9730
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2339
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação BásicaFlorianópolismemóriaacervos pessoais.A pesquisa científica é uma importante geradora de estratégias de inovação. A pesquisa permite assegurar conhecimentos sobre as práticas educativas e os problemas da educação, que na forma de diagnósticos, potencializam processos de intervenção, inovação e transformação.  Particularmente, perante os desafios da formação continuada, a pesquisa desempenha um papel fundamental na compreensão da prática profissional e do seu aprimoramento. A pesquisa também potencializa a atuação inovadora quando se utiliza como ferramenta confiável para conhecer os problemas da educação nas suas diversas dimensões e níveis, particularmente, na educação básica, onde a prática da pesquisa é menos presente. As pesquisas podem ser diferenciadas de acordo com as mudanças propostas. As pesquisas revelam sua capacidade inovadora quando se sustentam em teorias de conhecimento (gnosiologias) e visões de mundo (ontologias) que expressam os interesses críticos com relação à prática e aos problemas da educação.Unochapecó2014-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/233910.22196/rp.v15i31.2339Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 265-280Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 265-2801984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2339/1414Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGamboa, Silvio Sánchez2016-11-25T16:41:06Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2339Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:41:06Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
title A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
spellingShingle A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
Gamboa, Silvio Sánchez
Florianópolis
memória
acervos pessoais.
title_short A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
title_full A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
title_fullStr A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
title_full_unstemmed A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
title_sort A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica
author Gamboa, Silvio Sánchez
author_facet Gamboa, Silvio Sánchez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamboa, Silvio Sánchez
dc.subject.por.fl_str_mv Florianópolis
memória
acervos pessoais.
topic Florianópolis
memória
acervos pessoais.
description A pesquisa científica é uma importante geradora de estratégias de inovação. A pesquisa permite assegurar conhecimentos sobre as práticas educativas e os problemas da educação, que na forma de diagnósticos, potencializam processos de intervenção, inovação e transformação.  Particularmente, perante os desafios da formação continuada, a pesquisa desempenha um papel fundamental na compreensão da prática profissional e do seu aprimoramento. A pesquisa também potencializa a atuação inovadora quando se utiliza como ferramenta confiável para conhecer os problemas da educação nas suas diversas dimensões e níveis, particularmente, na educação básica, onde a prática da pesquisa é menos presente. As pesquisas podem ser diferenciadas de acordo com as mudanças propostas. As pesquisas revelam sua capacidade inovadora quando se sustentam em teorias de conhecimento (gnosiologias) e visões de mundo (ontologias) que expressam os interesses críticos com relação à prática e aos problemas da educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2339
10.22196/rp.v15i31.2339
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2339
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i31.2339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2339/1414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 265-280
Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 265-280
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992689324032