IMIGRANTES ALEMÃES CATÓLICOS EM CURITIBA: : Cultura escolar e romanização
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6452 |
Resumo: | Este estudo analisa a relação dos imigrantes alemães, que chegaram a Curitiba a partir de meados do século XIX até início do século XX, com a educação. Vindos de regiões nas quais a escolarização fazia parte de sua cultura, estes imigrantes elegeram a educação escolar como instrumento de manutenção e transmissão da língua e da religião de origem, - os dois principais elementos de preservação da identidade étnica/cultural. O problema que guiou o desenvolvimento deste estudo interrogou em que medida a Escola Popular Alemã Católica de Curitiba fundada em 11 de maio de 1896, atual Colégio Bom Jesus, se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba e, como a cultura escolar ali desenvolvida contribuiu para a concretização de tal objetivo. Dentre as fontes utilizadas, destacam-se o acervo documental disponível no Arquivo Pró-memória do Colégio Bom Jesus e ainda, relatórios do governo do estado do Paraná, a imprensa periódica de Curitiba e bibliografia pertinente. Teórica e metodologicamente a pesquisa se insere na perspectiva da Nova História Cultural, mais especificamente nos estudos relacionados à história das instituições escolares e da cultura escolar. Os resultados apontam que a escola estudada atendia um público específico, em sua maioria filhos de imigrantes alemães católicos, que traziam consigo a preocupação de preservar na nova Pátria a cultura do país de origem. Para tanto, o aprendizado da língua alemã, ao lado do cultivo da religião Católica, segundo seus moldes, eram elementos fundamentais. Assim, nos seus primeiros anos de funcionamento, a instituição caracterizou-se como uma escola étnica, que se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba, e a cultura escolar nutrida em seu interior colaborou para esse intento. |
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IMIGRANTES ALEMÃES CATÓLICOS EM CURITIBA: : Cultura escolar e romanização Educação de Imigrantes. Curitiba. Cultura Escolar.Este estudo analisa a relação dos imigrantes alemães, que chegaram a Curitiba a partir de meados do século XIX até início do século XX, com a educação. Vindos de regiões nas quais a escolarização fazia parte de sua cultura, estes imigrantes elegeram a educação escolar como instrumento de manutenção e transmissão da língua e da religião de origem, - os dois principais elementos de preservação da identidade étnica/cultural. O problema que guiou o desenvolvimento deste estudo interrogou em que medida a Escola Popular Alemã Católica de Curitiba fundada em 11 de maio de 1896, atual Colégio Bom Jesus, se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba e, como a cultura escolar ali desenvolvida contribuiu para a concretização de tal objetivo. Dentre as fontes utilizadas, destacam-se o acervo documental disponível no Arquivo Pró-memória do Colégio Bom Jesus e ainda, relatórios do governo do estado do Paraná, a imprensa periódica de Curitiba e bibliografia pertinente. Teórica e metodologicamente a pesquisa se insere na perspectiva da Nova História Cultural, mais especificamente nos estudos relacionados à história das instituições escolares e da cultura escolar. Os resultados apontam que a escola estudada atendia um público específico, em sua maioria filhos de imigrantes alemães católicos, que traziam consigo a preocupação de preservar na nova Pátria a cultura do país de origem. Para tanto, o aprendizado da língua alemã, ao lado do cultivo da religião Católica, segundo seus moldes, eram elementos fundamentais. Assim, nos seus primeiros anos de funcionamento, a instituição caracterizou-se como uma escola étnica, que se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba, e a cultura escolar nutrida em seu interior colaborou para esse intento.Unochapecó2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/645210.22196/rp.v22i0.6452Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6452/3540Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, LUISVéchia, Ariclê 2021-07-20T11:18:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6452Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-07-20T11:18:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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