PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5494 |
Resumo: | Este estudo pretende discutir o processo de midiatização da infância a partir de um estudo exploratório com crianças de quatro e cinco anos em instituições públicas brasileiras. O trabalho objetiva identificar elementos desse processo que estão presentes entre crianças pré-escolares. Pretende também verificar, a partir das interações em seus ambientes formais de educação, de que modo os seus cotidianos se conjugam com os meios de comunicação e como incorporam conteúdos midiáticos nas formas de ser/estar criança. A partir de atividades diversas com a participação ativa dos grupos, foi possível identificar a presença de elementos de midiatização em seus modos de brincar, nos brinquedos que possuem e nos que desejam adquirir, na relação que estabelecem com as mídias eletrônicas e digitais, especialmente o YouTube, com destaque para os YouTubers. |
id |
UNOCHAPO-1_df574cdc41d4d18db94addefd736205b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5494 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anosInfânciaCrianças de quatro e cinco anosMidiatizaçãoEste estudo pretende discutir o processo de midiatização da infância a partir de um estudo exploratório com crianças de quatro e cinco anos em instituições públicas brasileiras. O trabalho objetiva identificar elementos desse processo que estão presentes entre crianças pré-escolares. Pretende também verificar, a partir das interações em seus ambientes formais de educação, de que modo os seus cotidianos se conjugam com os meios de comunicação e como incorporam conteúdos midiáticos nas formas de ser/estar criança. A partir de atividades diversas com a participação ativa dos grupos, foi possível identificar a presença de elementos de midiatização em seus modos de brincar, nos brinquedos que possuem e nos que desejam adquirir, na relação que estabelecem com as mídias eletrônicas e digitais, especialmente o YouTube, com destaque para os YouTubers.Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/549410.22196/rp.v22i0.5494Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-171984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5494/3196Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Nádia Jane2020-08-23T11:35:32Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5494Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-08-23T11:35:32Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos |
title |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos |
spellingShingle |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos de Sousa, Nádia Jane Infância Crianças de quatro e cinco anos Midiatização |
title_short |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos |
title_full |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos |
title_fullStr |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos |
title_sort |
PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos |
author |
de Sousa, Nádia Jane |
author_facet |
de Sousa, Nádia Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Nádia Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Crianças de quatro e cinco anos Midiatização |
topic |
Infância Crianças de quatro e cinco anos Midiatização |
description |
Este estudo pretende discutir o processo de midiatização da infância a partir de um estudo exploratório com crianças de quatro e cinco anos em instituições públicas brasileiras. O trabalho objetiva identificar elementos desse processo que estão presentes entre crianças pré-escolares. Pretende também verificar, a partir das interações em seus ambientes formais de educação, de que modo os seus cotidianos se conjugam com os meios de comunicação e como incorporam conteúdos midiáticos nas formas de ser/estar criança. A partir de atividades diversas com a participação ativa dos grupos, foi possível identificar a presença de elementos de midiatização em seus modos de brincar, nos brinquedos que possuem e nos que desejam adquirir, na relação que estabelecem com as mídias eletrônicas e digitais, especialmente o YouTube, com destaque para os YouTubers. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5494 10.22196/rp.v22i0.5494 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5494 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5494/3196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-17 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996035330048 |