Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Djalma Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Erivelto Santiago, Sousa, Fabiana Rodrigues de, Teixeira, Iraí Maria de Campos, Oliveira, Maria Waldenez de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2335
Resumo: Os processos educativos se consolidam nas relações humanas, em práticas sociais de que as pessoas tomam parte, podendo se desenvolver de forma tanto opressora quanto emancipatória. Em práticas sociais, as pessoas se colocam em relações e, nelas, constroem conhecimentos e saberes. A educação, nesta compreensão, se estabelece como processo que se dá em toda a nossa vida; um processo contínuo de construção do ser humano. Não está restrita ao espaço escolar, pois se desenvolve em todos os ambientes sociais em que nos relacionamos com o outro no mundo, não se separa da própria vida vivida. Dessa forma, este artigo apresenta-se como um ensaio acerca de processos educativos em práticas sociais, trazendo, além das discussões teóricas e conceituais, resultados de pesquisas que buscaram desvelar esses processos junto a grupos populares. Traz ao debate a educação que se dá nas relações que são vivenciadas em grupos de dançarinos de rua, prostitutas, membros de associação de bairro e mulheres camponesas. Essas pesquisas, bem como este artigo, lançam mão de aportes teóricos e metodológicos advindos da Educação Popular, Comunicação Popular, Educação Popular e Saúde e da Pedagogia e Filosofia da Libertação, além do conhecimento sistematizado pelos movimentos e grupos populares. Propõe-se, com as reflexões aqui apresentadas, contribuir para a ampliação da compreensão acerca da diversidade pedagógica que se insere nos modos de ser, viver, sobreviver dos grupos populares, bem como para a problematização do diálogo entre essa diversidade e a educação que se dá no âmbito escolar.
id UNOCHAPO-1_e61bffa3f5fa77dc0c9a04629c4687d6
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2335
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.OcupaçãoGuaraniEvidências.Os processos educativos se consolidam nas relações humanas, em práticas sociais de que as pessoas tomam parte, podendo se desenvolver de forma tanto opressora quanto emancipatória. Em práticas sociais, as pessoas se colocam em relações e, nelas, constroem conhecimentos e saberes. A educação, nesta compreensão, se estabelece como processo que se dá em toda a nossa vida; um processo contínuo de construção do ser humano. Não está restrita ao espaço escolar, pois se desenvolve em todos os ambientes sociais em que nos relacionamos com o outro no mundo, não se separa da própria vida vivida. Dessa forma, este artigo apresenta-se como um ensaio acerca de processos educativos em práticas sociais, trazendo, além das discussões teóricas e conceituais, resultados de pesquisas que buscaram desvelar esses processos junto a grupos populares. Traz ao debate a educação que se dá nas relações que são vivenciadas em grupos de dançarinos de rua, prostitutas, membros de associação de bairro e mulheres camponesas. Essas pesquisas, bem como este artigo, lançam mão de aportes teóricos e metodológicos advindos da Educação Popular, Comunicação Popular, Educação Popular e Saúde e da Pedagogia e Filosofia da Libertação, além do conhecimento sistematizado pelos movimentos e grupos populares. Propõe-se, com as reflexões aqui apresentadas, contribuir para a ampliação da compreensão acerca da diversidade pedagógica que se insere nos modos de ser, viver, sobreviver dos grupos populares, bem como para a problematização do diálogo entre essa diversidade e a educação que se dá no âmbito escolar.Unochapecó2014-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/233510.22196/rp.v15i31.2335Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 165-181Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 165-1811984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2335/1410Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Djalma RibeiroSouza, Erivelto SantiagoSousa, Fabiana Rodrigues deTeixeira, Iraí Maria de CamposOliveira, Maria Waldenez de2016-11-25T16:41:00Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2335Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:41Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
title Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
spellingShingle Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
Junior, Djalma Ribeiro
Ocupação
Guarani
Evidências.
title_short Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
title_full Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
title_fullStr Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
title_full_unstemmed Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
title_sort Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares.
author Junior, Djalma Ribeiro
author_facet Junior, Djalma Ribeiro
Souza, Erivelto Santiago
Sousa, Fabiana Rodrigues de
Teixeira, Iraí Maria de Campos
Oliveira, Maria Waldenez de
author_role author
author2 Souza, Erivelto Santiago
Sousa, Fabiana Rodrigues de
Teixeira, Iraí Maria de Campos
Oliveira, Maria Waldenez de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Djalma Ribeiro
Souza, Erivelto Santiago
Sousa, Fabiana Rodrigues de
Teixeira, Iraí Maria de Campos
Oliveira, Maria Waldenez de
dc.subject.por.fl_str_mv Ocupação
Guarani
Evidências.
topic Ocupação
Guarani
Evidências.
description Os processos educativos se consolidam nas relações humanas, em práticas sociais de que as pessoas tomam parte, podendo se desenvolver de forma tanto opressora quanto emancipatória. Em práticas sociais, as pessoas se colocam em relações e, nelas, constroem conhecimentos e saberes. A educação, nesta compreensão, se estabelece como processo que se dá em toda a nossa vida; um processo contínuo de construção do ser humano. Não está restrita ao espaço escolar, pois se desenvolve em todos os ambientes sociais em que nos relacionamos com o outro no mundo, não se separa da própria vida vivida. Dessa forma, este artigo apresenta-se como um ensaio acerca de processos educativos em práticas sociais, trazendo, além das discussões teóricas e conceituais, resultados de pesquisas que buscaram desvelar esses processos junto a grupos populares. Traz ao debate a educação que se dá nas relações que são vivenciadas em grupos de dançarinos de rua, prostitutas, membros de associação de bairro e mulheres camponesas. Essas pesquisas, bem como este artigo, lançam mão de aportes teóricos e metodológicos advindos da Educação Popular, Comunicação Popular, Educação Popular e Saúde e da Pedagogia e Filosofia da Libertação, além do conhecimento sistematizado pelos movimentos e grupos populares. Propõe-se, com as reflexões aqui apresentadas, contribuir para a ampliação da compreensão acerca da diversidade pedagógica que se insere nos modos de ser, viver, sobreviver dos grupos populares, bem como para a problematização do diálogo entre essa diversidade e a educação que se dá no âmbito escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2335
10.22196/rp.v15i31.2335
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2335
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i31.2335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2335/1410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 165-181
Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 165-181
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992684081152