EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria Danielle Araújo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Wanderson Diogo Andrade da, Ribeiro, Lucas de Sousa, Leite, Raquel Crosara Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
DOI: 10.22196/rp.v25i1.6946
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946
Resumo: O uso da experimentação e do laboratório de Ciências nas aulas de Biologia, Física e Química tem sido alvo de diversas investigações que apontam suas contribuições para a construção do conhecimento científico entre estudantes da Educação Básica. Para tal, almeja-se uma formação que habilite os professores não apenas para manusear equipamentos e materiais de laboratório, mas, sobretudo, que discuta o papel pedagógico desse espaço e das atividades experimentais. Este estudo buscou investigar a formação e atuação de professores de laboratórios de Ciências de escolas públicas estaduais do Ceará e os desafios quanto ao uso da experimentação no Ensino Médio. Foi realizado um estudo exploratório qualitativo junto a dez professores que atuaram em laboratórios de Ciências entre 2018 e 2019, utilizando-se de um questionário semiestruturado, cujos dados, mediante categorias analisadas, indicam que os professores, por mais que possuam formação em cursos de licenciatura, não estudaram sobre o uso da experimentação e do laboratório no ensino de Ciências. Apesar disso, entendem suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes e apontam como principais desafios na prática docente a ausência de materiais nas escolas, assim como a infraestrutura dos laboratórios diante da grande quantidade de estudantes que possuem. Mesmo assim, os laboratórios são utilizados com frequência para a realização de experimentação, que ocorre mais com caráter ilustrativo/demonstrativo do que investigativo.
id UNOCHAPO-1_e7d047e60bfa023e01c6906a6ecde092
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6946
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
spelling EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?Atividades experimentaisEnsino de CiênciasFormação docenteEnsino médioO uso da experimentação e do laboratório de Ciências nas aulas de Biologia, Física e Química tem sido alvo de diversas investigações que apontam suas contribuições para a construção do conhecimento científico entre estudantes da Educação Básica. Para tal, almeja-se uma formação que habilite os professores não apenas para manusear equipamentos e materiais de laboratório, mas, sobretudo, que discuta o papel pedagógico desse espaço e das atividades experimentais. Este estudo buscou investigar a formação e atuação de professores de laboratórios de Ciências de escolas públicas estaduais do Ceará e os desafios quanto ao uso da experimentação no Ensino Médio. Foi realizado um estudo exploratório qualitativo junto a dez professores que atuaram em laboratórios de Ciências entre 2018 e 2019, utilizando-se de um questionário semiestruturado, cujos dados, mediante categorias analisadas, indicam que os professores, por mais que possuam formação em cursos de licenciatura, não estudaram sobre o uso da experimentação e do laboratório no ensino de Ciências. Apesar disso, entendem suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes e apontam como principais desafios na prática docente a ausência de materiais nas escolas, assim como a infraestrutura dos laboratórios diante da grande quantidade de estudantes que possuem. Mesmo assim, os laboratórios são utilizados com frequência para a realização de experimentação, que ocorre mais com caráter ilustrativo/demonstrativo do que investigativo.Unochapecó2023-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/694610.22196/rp.v25i1.6946Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946/3885Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Maria Danielle AraújoSilva, Wanderson Diogo Andrade daRibeiro, Lucas de SousaLeite, Raquel Crosara Maia2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6946Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
title EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
spellingShingle EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
Mota, Maria Danielle Araújo
Atividades experimentais
Ensino de Ciências
Formação docente
Ensino médio
Mota, Maria Danielle Araújo
Atividades experimentais
Ensino de Ciências
Formação docente
Ensino médio
title_short EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
title_full EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
title_fullStr EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
title_full_unstemmed EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
title_sort EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
author Mota, Maria Danielle Araújo
author_facet Mota, Maria Danielle Araújo
Mota, Maria Danielle Araújo
Silva, Wanderson Diogo Andrade da
Ribeiro, Lucas de Sousa
Leite, Raquel Crosara Maia
Silva, Wanderson Diogo Andrade da
Ribeiro, Lucas de Sousa
Leite, Raquel Crosara Maia
author_role author
author2 Silva, Wanderson Diogo Andrade da
Ribeiro, Lucas de Sousa
Leite, Raquel Crosara Maia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria Danielle Araújo
Silva, Wanderson Diogo Andrade da
Ribeiro, Lucas de Sousa
Leite, Raquel Crosara Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades experimentais
Ensino de Ciências
Formação docente
Ensino médio
topic Atividades experimentais
Ensino de Ciências
Formação docente
Ensino médio
description O uso da experimentação e do laboratório de Ciências nas aulas de Biologia, Física e Química tem sido alvo de diversas investigações que apontam suas contribuições para a construção do conhecimento científico entre estudantes da Educação Básica. Para tal, almeja-se uma formação que habilite os professores não apenas para manusear equipamentos e materiais de laboratório, mas, sobretudo, que discuta o papel pedagógico desse espaço e das atividades experimentais. Este estudo buscou investigar a formação e atuação de professores de laboratórios de Ciências de escolas públicas estaduais do Ceará e os desafios quanto ao uso da experimentação no Ensino Médio. Foi realizado um estudo exploratório qualitativo junto a dez professores que atuaram em laboratórios de Ciências entre 2018 e 2019, utilizando-se de um questionário semiestruturado, cujos dados, mediante categorias analisadas, indicam que os professores, por mais que possuam formação em cursos de licenciatura, não estudaram sobre o uso da experimentação e do laboratório no ensino de Ciências. Apesar disso, entendem suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes e apontam como principais desafios na prática docente a ausência de materiais nas escolas, assim como a infraestrutura dos laboratórios diante da grande quantidade de estudantes que possuem. Mesmo assim, os laboratórios são utilizados com frequência para a realização de experimentação, que ocorre mais com caráter ilustrativo/demonstrativo do que investigativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946
10.22196/rp.v25i1.6946
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.6946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946/3885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1822180484266852352
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22196/rp.v25i1.6946