EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v25i1.6946 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946 |
Resumo: | O uso da experimentação e do laboratório de Ciências nas aulas de Biologia, Física e Química tem sido alvo de diversas investigações que apontam suas contribuições para a construção do conhecimento científico entre estudantes da Educação Básica. Para tal, almeja-se uma formação que habilite os professores não apenas para manusear equipamentos e materiais de laboratório, mas, sobretudo, que discuta o papel pedagógico desse espaço e das atividades experimentais. Este estudo buscou investigar a formação e atuação de professores de laboratórios de Ciências de escolas públicas estaduais do Ceará e os desafios quanto ao uso da experimentação no Ensino Médio. Foi realizado um estudo exploratório qualitativo junto a dez professores que atuaram em laboratórios de Ciências entre 2018 e 2019, utilizando-se de um questionário semiestruturado, cujos dados, mediante categorias analisadas, indicam que os professores, por mais que possuam formação em cursos de licenciatura, não estudaram sobre o uso da experimentação e do laboratório no ensino de Ciências. Apesar disso, entendem suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes e apontam como principais desafios na prática docente a ausência de materiais nas escolas, assim como a infraestrutura dos laboratórios diante da grande quantidade de estudantes que possuem. Mesmo assim, os laboratórios são utilizados com frequência para a realização de experimentação, que ocorre mais com caráter ilustrativo/demonstrativo do que investigativo. |
id |
UNOCHAPO-1_e7d047e60bfa023e01c6906a6ecde092 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6946 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará?Atividades experimentaisEnsino de CiênciasFormação docenteEnsino médioO uso da experimentação e do laboratório de Ciências nas aulas de Biologia, Física e Química tem sido alvo de diversas investigações que apontam suas contribuições para a construção do conhecimento científico entre estudantes da Educação Básica. Para tal, almeja-se uma formação que habilite os professores não apenas para manusear equipamentos e materiais de laboratório, mas, sobretudo, que discuta o papel pedagógico desse espaço e das atividades experimentais. Este estudo buscou investigar a formação e atuação de professores de laboratórios de Ciências de escolas públicas estaduais do Ceará e os desafios quanto ao uso da experimentação no Ensino Médio. Foi realizado um estudo exploratório qualitativo junto a dez professores que atuaram em laboratórios de Ciências entre 2018 e 2019, utilizando-se de um questionário semiestruturado, cujos dados, mediante categorias analisadas, indicam que os professores, por mais que possuam formação em cursos de licenciatura, não estudaram sobre o uso da experimentação e do laboratório no ensino de Ciências. Apesar disso, entendem suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes e apontam como principais desafios na prática docente a ausência de materiais nas escolas, assim como a infraestrutura dos laboratórios diante da grande quantidade de estudantes que possuem. Mesmo assim, os laboratórios são utilizados com frequência para a realização de experimentação, que ocorre mais com caráter ilustrativo/demonstrativo do que investigativo.Unochapecó2023-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/694610.22196/rp.v25i1.6946Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946/3885Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Maria Danielle AraújoSilva, Wanderson Diogo Andrade daRibeiro, Lucas de SousaLeite, Raquel Crosara Maia2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6946Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? |
title |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? |
spellingShingle |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? Mota, Maria Danielle Araújo Atividades experimentais Ensino de Ciências Formação docente Ensino médio Mota, Maria Danielle Araújo Atividades experimentais Ensino de Ciências Formação docente Ensino médio |
title_short |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? |
title_full |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? |
title_fullStr |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? |
title_full_unstemmed |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? |
title_sort |
EXPERIMENTAÇÃO E DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas estaduais do Ceará? |
author |
Mota, Maria Danielle Araújo |
author_facet |
Mota, Maria Danielle Araújo Mota, Maria Danielle Araújo Silva, Wanderson Diogo Andrade da Ribeiro, Lucas de Sousa Leite, Raquel Crosara Maia Silva, Wanderson Diogo Andrade da Ribeiro, Lucas de Sousa Leite, Raquel Crosara Maia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Wanderson Diogo Andrade da Ribeiro, Lucas de Sousa Leite, Raquel Crosara Maia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Maria Danielle Araújo Silva, Wanderson Diogo Andrade da Ribeiro, Lucas de Sousa Leite, Raquel Crosara Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades experimentais Ensino de Ciências Formação docente Ensino médio |
topic |
Atividades experimentais Ensino de Ciências Formação docente Ensino médio |
description |
O uso da experimentação e do laboratório de Ciências nas aulas de Biologia, Física e Química tem sido alvo de diversas investigações que apontam suas contribuições para a construção do conhecimento científico entre estudantes da Educação Básica. Para tal, almeja-se uma formação que habilite os professores não apenas para manusear equipamentos e materiais de laboratório, mas, sobretudo, que discuta o papel pedagógico desse espaço e das atividades experimentais. Este estudo buscou investigar a formação e atuação de professores de laboratórios de Ciências de escolas públicas estaduais do Ceará e os desafios quanto ao uso da experimentação no Ensino Médio. Foi realizado um estudo exploratório qualitativo junto a dez professores que atuaram em laboratórios de Ciências entre 2018 e 2019, utilizando-se de um questionário semiestruturado, cujos dados, mediante categorias analisadas, indicam que os professores, por mais que possuam formação em cursos de licenciatura, não estudaram sobre o uso da experimentação e do laboratório no ensino de Ciências. Apesar disso, entendem suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes e apontam como principais desafios na prática docente a ausência de materiais nas escolas, assim como a infraestrutura dos laboratórios diante da grande quantidade de estudantes que possuem. Mesmo assim, os laboratórios são utilizados com frequência para a realização de experimentação, que ocorre mais com caráter ilustrativo/demonstrativo do que investigativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946 10.22196/rp.v25i1.6946 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.6946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6946/3885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180484266852352 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.6946 |