O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA E DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Fátima Maria Carpes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Lucivaldo Alves, Correia, Deyse Morgana das Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7091
Resumo: A assistência estudantil é uma política pública imprescindível para tornar possível a garantia de acesso, permanência e êxito dos estudantes na trajetória educacional, especialmente quando se refere ao público mais vulnerável socioeconomicamente.  A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, desenvolvida no ano de 2022, é um estudo de caso que teve como objetivo analisar a contribuição da atuação dos profissionais da Psicologia e da Enfermagem nos processos de assistência estudantil do Instituto Federal da Paraíba. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa documental, buscando os principais normativos sobre assistência estudantil do país e da instituição pesquisada, trazendo para a discussão o que cabe aos profissionais da Enfermagem e da Psicologia como membros integrantes da equipe multiprofissional de apoio ao estudante. A análise de dados teve como base a proposta de análise temática de conteúdo. Foi possível observar que, não obstante as especificidades da Psicologia e da Enfermagem, ambas as áreas de atuação convergem para a promoção do desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, com vistas à redução dos indicadores de retenção e evasão escolar. Os achados da pesquisa mostram, portanto, a relevância dos profissionais da Psicologia e da Enfermagem no espaço educacional, otimizando a permanência e êxito dos estudantes. Há, porém, a necessidade de maiores definições e detalhamentos nas políticas de assistência estudantil no que se refere às responsabilidades e atribuições desses profissionais no contexto educacional e ao quantitativo mínimo exigido para compor a equipe multidisciplinar.
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