Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debus, Ionice da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Valeska Fortes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1271
Resumo: Este texto parte de uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar e refletir sobre as significações imaginárias dos professores acerca da formação continuada. Para esse estudo, foram convidadas professoras que haviam participado de uma proposta de formação continuada construída em parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) e uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). Foram realizadas entrevistas orais semiestruturadas para, a partir das narrativas, organizar possíveis análises e interpretações. Os resultados mostram a importância das parcerias para a efetivação da formação continuada, a necessidade de os docentes se perceberem como um grupo que precisa coesão em busca de um objetivo comum, neste caso, a formação, bem como a relevância de o professor conhecer as questões externas e internas que interferem na formação, para, depois, buscar contorná-las. Pôde-se concluir que esse olhar para um programa de formação continuada resultante de parceria escola-universidade possibilitou a reflexão de ambas as partes sobre toda a dinâmica e complexidade existente nesse meio, salientando, ainda, a importância do estreitamento das relações entre as instituições em prol da formação e da Educação. 
id UNOCHAPO-1_f3820eee47d790eb3ab0521003c7c7de
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1271
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Socialfenomenologiaparedesa segurançao outroa auto-superaçãoEste texto parte de uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar e refletir sobre as significações imaginárias dos professores acerca da formação continuada. Para esse estudo, foram convidadas professoras que haviam participado de uma proposta de formação continuada construída em parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) e uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). Foram realizadas entrevistas orais semiestruturadas para, a partir das narrativas, organizar possíveis análises e interpretações. Os resultados mostram a importância das parcerias para a efetivação da formação continuada, a necessidade de os docentes se perceberem como um grupo que precisa coesão em busca de um objetivo comum, neste caso, a formação, bem como a relevância de o professor conhecer as questões externas e internas que interferem na formação, para, depois, buscar contorná-las. Pôde-se concluir que esse olhar para um programa de formação continuada resultante de parceria escola-universidade possibilitou a reflexão de ambas as partes sobre toda a dinâmica e complexidade existente nesse meio, salientando, ainda, a importância do estreitamento das relações entre as instituições em prol da formação e da Educação. Unochapecó2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/127110.22196/rp.v13i26.1271Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 26: jan./jun. 2011; 205-226Revista Pedagógica; v. 13 n. 26: jan./jun. 2011; 205-2261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1271/701Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDebus, Ionice da SilvaOliveira, Valeska Fortes de2016-11-25T16:37:38Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1271Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:37:38Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
title Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
spellingShingle Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
Debus, Ionice da Silva
fenomenologia
paredes
a segurança
o outro
a auto-superação
title_short Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
title_full Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
title_fullStr Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
title_sort Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social
author Debus, Ionice da Silva
author_facet Debus, Ionice da Silva
Oliveira, Valeska Fortes de
author_role author
author2 Oliveira, Valeska Fortes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debus, Ionice da Silva
Oliveira, Valeska Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv fenomenologia
paredes
a segurança
o outro
a auto-superação
topic fenomenologia
paredes
a segurança
o outro
a auto-superação
description Este texto parte de uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar e refletir sobre as significações imaginárias dos professores acerca da formação continuada. Para esse estudo, foram convidadas professoras que haviam participado de uma proposta de formação continuada construída em parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) e uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). Foram realizadas entrevistas orais semiestruturadas para, a partir das narrativas, organizar possíveis análises e interpretações. Os resultados mostram a importância das parcerias para a efetivação da formação continuada, a necessidade de os docentes se perceberem como um grupo que precisa coesão em busca de um objetivo comum, neste caso, a formação, bem como a relevância de o professor conhecer as questões externas e internas que interferem na formação, para, depois, buscar contorná-las. Pôde-se concluir que esse olhar para um programa de formação continuada resultante de parceria escola-universidade possibilitou a reflexão de ambas as partes sobre toda a dinâmica e complexidade existente nesse meio, salientando, ainda, a importância do estreitamento das relações entre as instituições em prol da formação e da Educação. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1271
10.22196/rp.v13i26.1271
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1271
identifier_str_mv 10.22196/rp.v13i26.1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1271/701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 26: jan./jun. 2011; 205-226
Revista Pedagógica; v. 13 n. 26: jan./jun. 2011; 205-226
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992132530176