As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campello, Ronaldo Luís Goulart
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Farina, Cynthia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3114
Resumo: Este trabalho debruça-se sobre uma prática de escrita muito antiga. Uma escrita silenciosa e muda, particular e pessoal, em que cada um imprime os seus gestos e faz a escrita de si. Jazemos na era da informação. O projeto de extensão: “As cartas que escrevo. Correspondências físicas na era digital uma metodologia interdisciplinar de ensino e aprendizagem”, ganha força e estende-se a 2015, agora como projeto de pesquisa. O trabalho tem como campo de investigação a escrita de cartas pessoais de estudantes de um quinto ano do ensino fundamental de uma Escola Técnica Estadual no município de Pelotas-RS, Brasil. Surge latente a demanda de pesquisar os atravessamentos produzidos no docente e seus discentes envolvidos a partir dessa prática de ensino. Dessa proposta de trabalho, surge o método cartográfico de pesquisa, no qual interessa mais o processo do que os resultados, os movimentos que se pensou/pensam, na construção dos campos de estudo.
id UNOCHAPO-1_f7b23cb9c84a39600c3937f3fa226f02
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3114
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensinoEnfermeiros; PrazerSofrimento; TrabalhoEste trabalho debruça-se sobre uma prática de escrita muito antiga. Uma escrita silenciosa e muda, particular e pessoal, em que cada um imprime os seus gestos e faz a escrita de si. Jazemos na era da informação. O projeto de extensão: “As cartas que escrevo. Correspondências físicas na era digital uma metodologia interdisciplinar de ensino e aprendizagem”, ganha força e estende-se a 2015, agora como projeto de pesquisa. O trabalho tem como campo de investigação a escrita de cartas pessoais de estudantes de um quinto ano do ensino fundamental de uma Escola Técnica Estadual no município de Pelotas-RS, Brasil. Surge latente a demanda de pesquisar os atravessamentos produzidos no docente e seus discentes envolvidos a partir dessa prática de ensino. Dessa proposta de trabalho, surge o método cartográfico de pesquisa, no qual interessa mais o processo do que os resultados, os movimentos que se pensou/pensam, na construção dos campos de estudo.Unochapecó2016-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/311410.22196/rp.v17i35.3114Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 259-272Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 259-2721984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3114/1786Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampello, Ronaldo Luís GoulartFarina, Cynthia2016-11-25T16:43:13Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3114Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:43:13Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
title As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
spellingShingle As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
Campello, Ronaldo Luís Goulart
Enfermeiros; PrazerSofrimento; Trabalho
title_short As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
title_full As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
title_fullStr As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
title_full_unstemmed As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
title_sort As cartas que escrevo… Uma escrita, várias linhas, uma prática de ensino
author Campello, Ronaldo Luís Goulart
author_facet Campello, Ronaldo Luís Goulart
Farina, Cynthia
author_role author
author2 Farina, Cynthia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campello, Ronaldo Luís Goulart
Farina, Cynthia
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiros; PrazerSofrimento; Trabalho
topic Enfermeiros; PrazerSofrimento; Trabalho
description Este trabalho debruça-se sobre uma prática de escrita muito antiga. Uma escrita silenciosa e muda, particular e pessoal, em que cada um imprime os seus gestos e faz a escrita de si. Jazemos na era da informação. O projeto de extensão: “As cartas que escrevo. Correspondências físicas na era digital uma metodologia interdisciplinar de ensino e aprendizagem”, ganha força e estende-se a 2015, agora como projeto de pesquisa. O trabalho tem como campo de investigação a escrita de cartas pessoais de estudantes de um quinto ano do ensino fundamental de uma Escola Técnica Estadual no município de Pelotas-RS, Brasil. Surge latente a demanda de pesquisar os atravessamentos produzidos no docente e seus discentes envolvidos a partir dessa prática de ensino. Dessa proposta de trabalho, surge o método cartográfico de pesquisa, no qual interessa mais o processo do que os resultados, os movimentos que se pensou/pensam, na construção dos campos de estudo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3114
10.22196/rp.v17i35.3114
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3114
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i35.3114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3114/1786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 259-272
Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 259-272
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993209417728