O humano é viável? É educável?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroyo, Miguel G.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3052
Resumo: O texto parte de uma constatação histórica; a pedagogia nasce colada a uma crença: o humano é viável. Todo ser humano é educável. Essa crença não está em crise? Na primeira parte deste texto, apontam-se as manifestações atuais dessa descrença na viabilidade do humano e na educabilidade de jovens, adolescentes e crianças submetidos à nova segregação social e racial. Por onde passa o decretá-los e tratá-los como ineducáveis? Na segunda parte, o texto se aproxima das consequências dessas descrenças para a educação, para as teorias pedagógicas e para a formação de docentes-educadores-educadoras. Uma questão perpassa essas análises: essa descrença na viabilidade e educabilidade do humano não recoloca a centralidade da função educadora da escola e da docência? Que novas respostas de afirmação política da ética vêm das escolas?
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