O patchwork como expressão para uma educação multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minetto, Sandra Borsoi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ruschel, Ana Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247
Resumo: O estudo se insere na linha de pesquisa das Práticas Educativas nas Instituições, vinculada ao núcleo Temático Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM-SM-RS. Esta experiência educativa em Artes abordou as práticas vividas pelos educandos na prática popular na criação e confecção de "Patchwork", possibilitando a eles contato com culturas e formas diferentes de vivenciar o seu cotidiano. Todos os trabalhos foram organizados a partir da imaginação dos educandos com a mediação do professor, representando formas diversas de expressão de algum momento já vivido por eles. A expressão plástica construída valeu-se dos aspectos relacionados à prática do cotidiano, pois cada fragmento desta se constituiu numa "colcha de retalhos", costurada a partir da história da cultura de cada grupo. O multiculturalismo crítico busca o equilíbrio entre a cultura local e regional de um determinado grupo sociocultural. A pedagogia multicultural do ensino da arte foi uma situação concreta que abrangeu diferentes raças, classes sociais, religiões e etnias. A educação multicultural permitiu ao aluno lidar com as diferenças de modo positivo, tanto na arte como na vida. A metodologia utilizada é a dialética da pesquisa participante qualitativa e os sujeitos do processo foram mães da comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame, em Santa Maria/RS. Os instrumentos de análise foram: observação participante, entrevista semi-estruturada, portfólio, diário de campo e pesquisa socioantropológica. No contexto sociocultural da comunidade escolar manifestaram-se experiências na construção de trabalhos com retalhos e, nestes, a produção de patchwork. Constatou-se que os fazeres cotidianos e a estética do cotidiano impregnados na arte popular de patchwork demonstram que os conceitos espontâneos, ainda que carregados de seus saberes, necessitam da mediação do professor, para uma compreensão crítica do conhecimento artístico, olhando para as diferenças culturais e não apenas às de classe social.
id UNOCHAPO-1_fee177d9090099f7318fbe4ab47cfa16
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4247
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O patchwork como expressão para uma educação multiculturalhistória do jornalismojornalismo impressonoroeste do Rio Grande do SulO estudo se insere na linha de pesquisa das Práticas Educativas nas Instituições, vinculada ao núcleo Temático Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM-SM-RS. Esta experiência educativa em Artes abordou as práticas vividas pelos educandos na prática popular na criação e confecção de "Patchwork", possibilitando a eles contato com culturas e formas diferentes de vivenciar o seu cotidiano. Todos os trabalhos foram organizados a partir da imaginação dos educandos com a mediação do professor, representando formas diversas de expressão de algum momento já vivido por eles. A expressão plástica construída valeu-se dos aspectos relacionados à prática do cotidiano, pois cada fragmento desta se constituiu numa "colcha de retalhos", costurada a partir da história da cultura de cada grupo. O multiculturalismo crítico busca o equilíbrio entre a cultura local e regional de um determinado grupo sociocultural. A pedagogia multicultural do ensino da arte foi uma situação concreta que abrangeu diferentes raças, classes sociais, religiões e etnias. A educação multicultural permitiu ao aluno lidar com as diferenças de modo positivo, tanto na arte como na vida. A metodologia utilizada é a dialética da pesquisa participante qualitativa e os sujeitos do processo foram mães da comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame, em Santa Maria/RS. Os instrumentos de análise foram: observação participante, entrevista semi-estruturada, portfólio, diário de campo e pesquisa socioantropológica. No contexto sociocultural da comunidade escolar manifestaram-se experiências na construção de trabalhos com retalhos e, nestes, a produção de patchwork. Constatou-se que os fazeres cotidianos e a estética do cotidiano impregnados na arte popular de patchwork demonstram que os conceitos espontâneos, ainda que carregados de seus saberes, necessitam da mediação do professor, para uma compreensão crítica do conhecimento artístico, olhando para as diferenças culturais e não apenas às de classe social.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424710.22196/rp.v9i19.4247Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-124Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-1241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247/2426Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMinetto, Sandra BorsoiRuschel, Ana Luiza2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4247Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O patchwork como expressão para uma educação multicultural
title O patchwork como expressão para uma educação multicultural
spellingShingle O patchwork como expressão para uma educação multicultural
Minetto, Sandra Borsoi
história do jornalismo
jornalismo impresso
noroeste do Rio Grande do Sul
title_short O patchwork como expressão para uma educação multicultural
title_full O patchwork como expressão para uma educação multicultural
title_fullStr O patchwork como expressão para uma educação multicultural
title_full_unstemmed O patchwork como expressão para uma educação multicultural
title_sort O patchwork como expressão para uma educação multicultural
author Minetto, Sandra Borsoi
author_facet Minetto, Sandra Borsoi
Ruschel, Ana Luiza
author_role author
author2 Ruschel, Ana Luiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minetto, Sandra Borsoi
Ruschel, Ana Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv história do jornalismo
jornalismo impresso
noroeste do Rio Grande do Sul
topic história do jornalismo
jornalismo impresso
noroeste do Rio Grande do Sul
description O estudo se insere na linha de pesquisa das Práticas Educativas nas Instituições, vinculada ao núcleo Temático Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM-SM-RS. Esta experiência educativa em Artes abordou as práticas vividas pelos educandos na prática popular na criação e confecção de "Patchwork", possibilitando a eles contato com culturas e formas diferentes de vivenciar o seu cotidiano. Todos os trabalhos foram organizados a partir da imaginação dos educandos com a mediação do professor, representando formas diversas de expressão de algum momento já vivido por eles. A expressão plástica construída valeu-se dos aspectos relacionados à prática do cotidiano, pois cada fragmento desta se constituiu numa "colcha de retalhos", costurada a partir da história da cultura de cada grupo. O multiculturalismo crítico busca o equilíbrio entre a cultura local e regional de um determinado grupo sociocultural. A pedagogia multicultural do ensino da arte foi uma situação concreta que abrangeu diferentes raças, classes sociais, religiões e etnias. A educação multicultural permitiu ao aluno lidar com as diferenças de modo positivo, tanto na arte como na vida. A metodologia utilizada é a dialética da pesquisa participante qualitativa e os sujeitos do processo foram mães da comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame, em Santa Maria/RS. Os instrumentos de análise foram: observação participante, entrevista semi-estruturada, portfólio, diário de campo e pesquisa socioantropológica. No contexto sociocultural da comunidade escolar manifestaram-se experiências na construção de trabalhos com retalhos e, nestes, a produção de patchwork. Constatou-se que os fazeres cotidianos e a estética do cotidiano impregnados na arte popular de patchwork demonstram que os conceitos espontâneos, ainda que carregados de seus saberes, necessitam da mediação do professor, para uma compreensão crítica do conhecimento artístico, olhando para as diferenças culturais e não apenas às de classe social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247
10.22196/rp.v9i19.4247
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247
identifier_str_mv 10.22196/rp.v9i19.4247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247/2426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-124
Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-124
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994848342016