O patchwork como expressão para uma educação multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247 |
Resumo: | O estudo se insere na linha de pesquisa das Práticas Educativas nas Instituições, vinculada ao núcleo Temático Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM-SM-RS. Esta experiência educativa em Artes abordou as práticas vividas pelos educandos na prática popular na criação e confecção de "Patchwork", possibilitando a eles contato com culturas e formas diferentes de vivenciar o seu cotidiano. Todos os trabalhos foram organizados a partir da imaginação dos educandos com a mediação do professor, representando formas diversas de expressão de algum momento já vivido por eles. A expressão plástica construída valeu-se dos aspectos relacionados à prática do cotidiano, pois cada fragmento desta se constituiu numa "colcha de retalhos", costurada a partir da história da cultura de cada grupo. O multiculturalismo crítico busca o equilíbrio entre a cultura local e regional de um determinado grupo sociocultural. A pedagogia multicultural do ensino da arte foi uma situação concreta que abrangeu diferentes raças, classes sociais, religiões e etnias. A educação multicultural permitiu ao aluno lidar com as diferenças de modo positivo, tanto na arte como na vida. A metodologia utilizada é a dialética da pesquisa participante qualitativa e os sujeitos do processo foram mães da comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame, em Santa Maria/RS. Os instrumentos de análise foram: observação participante, entrevista semi-estruturada, portfólio, diário de campo e pesquisa socioantropológica. No contexto sociocultural da comunidade escolar manifestaram-se experiências na construção de trabalhos com retalhos e, nestes, a produção de patchwork. Constatou-se que os fazeres cotidianos e a estética do cotidiano impregnados na arte popular de patchwork demonstram que os conceitos espontâneos, ainda que carregados de seus saberes, necessitam da mediação do professor, para uma compreensão crítica do conhecimento artístico, olhando para as diferenças culturais e não apenas às de classe social. |
id |
UNOCHAPO-1_fee177d9090099f7318fbe4ab47cfa16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4247 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O patchwork como expressão para uma educação multiculturalhistória do jornalismojornalismo impressonoroeste do Rio Grande do SulO estudo se insere na linha de pesquisa das Práticas Educativas nas Instituições, vinculada ao núcleo Temático Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM-SM-RS. Esta experiência educativa em Artes abordou as práticas vividas pelos educandos na prática popular na criação e confecção de "Patchwork", possibilitando a eles contato com culturas e formas diferentes de vivenciar o seu cotidiano. Todos os trabalhos foram organizados a partir da imaginação dos educandos com a mediação do professor, representando formas diversas de expressão de algum momento já vivido por eles. A expressão plástica construída valeu-se dos aspectos relacionados à prática do cotidiano, pois cada fragmento desta se constituiu numa "colcha de retalhos", costurada a partir da história da cultura de cada grupo. O multiculturalismo crítico busca o equilíbrio entre a cultura local e regional de um determinado grupo sociocultural. A pedagogia multicultural do ensino da arte foi uma situação concreta que abrangeu diferentes raças, classes sociais, religiões e etnias. A educação multicultural permitiu ao aluno lidar com as diferenças de modo positivo, tanto na arte como na vida. A metodologia utilizada é a dialética da pesquisa participante qualitativa e os sujeitos do processo foram mães da comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame, em Santa Maria/RS. Os instrumentos de análise foram: observação participante, entrevista semi-estruturada, portfólio, diário de campo e pesquisa socioantropológica. No contexto sociocultural da comunidade escolar manifestaram-se experiências na construção de trabalhos com retalhos e, nestes, a produção de patchwork. Constatou-se que os fazeres cotidianos e a estética do cotidiano impregnados na arte popular de patchwork demonstram que os conceitos espontâneos, ainda que carregados de seus saberes, necessitam da mediação do professor, para uma compreensão crítica do conhecimento artístico, olhando para as diferenças culturais e não apenas às de classe social.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424710.22196/rp.v9i19.4247Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-124Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-1241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247/2426Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMinetto, Sandra BorsoiRuschel, Ana Luiza2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4247Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural |
title |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural |
spellingShingle |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural Minetto, Sandra Borsoi história do jornalismo jornalismo impresso noroeste do Rio Grande do Sul |
title_short |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural |
title_full |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural |
title_fullStr |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural |
title_full_unstemmed |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural |
title_sort |
O patchwork como expressão para uma educação multicultural |
author |
Minetto, Sandra Borsoi |
author_facet |
Minetto, Sandra Borsoi Ruschel, Ana Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Ruschel, Ana Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minetto, Sandra Borsoi Ruschel, Ana Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história do jornalismo jornalismo impresso noroeste do Rio Grande do Sul |
topic |
história do jornalismo jornalismo impresso noroeste do Rio Grande do Sul |
description |
O estudo se insere na linha de pesquisa das Práticas Educativas nas Instituições, vinculada ao núcleo Temático Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM-SM-RS. Esta experiência educativa em Artes abordou as práticas vividas pelos educandos na prática popular na criação e confecção de "Patchwork", possibilitando a eles contato com culturas e formas diferentes de vivenciar o seu cotidiano. Todos os trabalhos foram organizados a partir da imaginação dos educandos com a mediação do professor, representando formas diversas de expressão de algum momento já vivido por eles. A expressão plástica construída valeu-se dos aspectos relacionados à prática do cotidiano, pois cada fragmento desta se constituiu numa "colcha de retalhos", costurada a partir da história da cultura de cada grupo. O multiculturalismo crítico busca o equilíbrio entre a cultura local e regional de um determinado grupo sociocultural. A pedagogia multicultural do ensino da arte foi uma situação concreta que abrangeu diferentes raças, classes sociais, religiões e etnias. A educação multicultural permitiu ao aluno lidar com as diferenças de modo positivo, tanto na arte como na vida. A metodologia utilizada é a dialética da pesquisa participante qualitativa e os sujeitos do processo foram mães da comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame, em Santa Maria/RS. Os instrumentos de análise foram: observação participante, entrevista semi-estruturada, portfólio, diário de campo e pesquisa socioantropológica. No contexto sociocultural da comunidade escolar manifestaram-se experiências na construção de trabalhos com retalhos e, nestes, a produção de patchwork. Constatou-se que os fazeres cotidianos e a estética do cotidiano impregnados na arte popular de patchwork demonstram que os conceitos espontâneos, ainda que carregados de seus saberes, necessitam da mediação do professor, para uma compreensão crítica do conhecimento artístico, olhando para as diferenças culturais e não apenas às de classe social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247 10.22196/rp.v9i19.4247 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v9i19.4247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4247/2426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-124 Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 105-124 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994848342016 |