A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2540
Resumo: Este trabalho propõe algumas reflexões acerca da colonização e da educação jesuítica no Brasil e a sua implicação para a educação da atualidade a partir do estudo de dois filmes que retratam este contexto histórico: Desmundo e Hans Staden, além de uma pesquisa bibliográfica. O diálogo entre as fontes imagéticas e a literatura científica funcionará como um dispositivo mútuo, onde elas se complementam, proporcionando subsídios para um embasamento teórico e crítico e permitindo a compreensão, análises e a visualização de situações desse período. As discussões aqui apresentadas compreendem o período de hegemonia dos jesuítas no ensino brasileiro, tendo início em 1549 com a Companhia de Jesus, até 1759 quando os padres jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal. Diante de uma breve apresentação da educação jesuítica no Brasil, apresentamos alguns fatores que influenciaram e resquícios que ainda preponderam na sociedade e na educação da atualidade. 
id UNOCHAPO-2_046bf24ad1c28b473fa0263565301b07
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2540
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.memórias e mitos locaisprática políticaacervos documentais municipais.Este trabalho propõe algumas reflexões acerca da colonização e da educação jesuítica no Brasil e a sua implicação para a educação da atualidade a partir do estudo de dois filmes que retratam este contexto histórico: Desmundo e Hans Staden, além de uma pesquisa bibliográfica. O diálogo entre as fontes imagéticas e a literatura científica funcionará como um dispositivo mútuo, onde elas se complementam, proporcionando subsídios para um embasamento teórico e crítico e permitindo a compreensão, análises e a visualização de situações desse período. As discussões aqui apresentadas compreendem o período de hegemonia dos jesuítas no ensino brasileiro, tendo início em 1549 com a Companhia de Jesus, até 1759 quando os padres jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal. Diante de uma breve apresentação da educação jesuítica no Brasil, apresentamos alguns fatores que influenciaram e resquícios que ainda preponderam na sociedade e na educação da atualidade. Unochapecó2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/254010.22295/grifos.v23i36/37.2540Revista Grifos; v. 23 n. 36/37 (2014): Dossiê Temática Livre; 117-1262175-015710.22295/grifos.v23i36/37reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2540/1764Copyright (c) 2016 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Wilson Ricardo Antoniassi2017-03-24T06:18:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2540Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:18:40Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
title A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
spellingShingle A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
memórias e mitos locais
prática política
acervos documentais municipais.
title_short A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
title_full A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
title_fullStr A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
title_full_unstemmed A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
title_sort A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
author Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
author_facet Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
dc.subject.por.fl_str_mv memórias e mitos locais
prática política
acervos documentais municipais.
topic memórias e mitos locais
prática política
acervos documentais municipais.
description Este trabalho propõe algumas reflexões acerca da colonização e da educação jesuítica no Brasil e a sua implicação para a educação da atualidade a partir do estudo de dois filmes que retratam este contexto histórico: Desmundo e Hans Staden, além de uma pesquisa bibliográfica. O diálogo entre as fontes imagéticas e a literatura científica funcionará como um dispositivo mútuo, onde elas se complementam, proporcionando subsídios para um embasamento teórico e crítico e permitindo a compreensão, análises e a visualização de situações desse período. As discussões aqui apresentadas compreendem o período de hegemonia dos jesuítas no ensino brasileiro, tendo início em 1549 com a Companhia de Jesus, até 1759 quando os padres jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal. Diante de uma breve apresentação da educação jesuítica no Brasil, apresentamos alguns fatores que influenciaram e resquícios que ainda preponderam na sociedade e na educação da atualidade. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2540
10.22295/grifos.v23i36/37.2540
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2540
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v23i36/37.2540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2540/1764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 23 n. 36/37 (2014): Dossiê Temática Livre; 117-126
2175-0157
10.22295/grifos.v23i36/37
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067366874480640