A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Hungaro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3360
Resumo: O presente artigo discorre sobre a política de Vargas e seu grupo, bem como o projeto nacionalista para as escolas de Santa Catarina entre os anos de 1930 e 1945. O objetivo é de travar um diálogo, resultante do esforço de compreender o projeto nacionalista de Vargas em suas particularidades, que possibilite o entendimento acerca do caráter autoritário que teve este projeto para as escolas primárias de Santa Catarina. Quanto à metodologia, buscar-se-á fazer um apanhado geral das reformas políticas e as políticas educacionais que tiveram como proponentes o próprio governo, o ministro da Educação Gustavo Capanema e os chefes do Estado de Santa Catarina. Entre as reformas, salienta-se que o objetivo foi de homogeneizar a cultura, desconsiderando as já existentes no Estado. Neste sentido, os estudos de Campos (2008),Dallabrida (2003)ponderam que o papel fundamental que a escola desempenhou naqueles projetos de governo era de fazer uso de um arsenal de ideias patrióticas, de inspiração até mesmo fascista ou fascistizante, para a construção de uma identidade brasileira considerada “pura”. Parte-se da compreensão de que o período do governo de Getúlio Vargas foi marcado por um nacionalismo exacerbado, autoritário, que penetrou as instituições escolares catarinenses. Na perspectiva de transformar as crianças em adultos dóceis e obedientes, no campo simbólico, a produção de discursos nos vários setores daquela sociedade intentou formar a chamada “identidade nacional”.
id UNOCHAPO-2_06ff5ce42a1c098c0dbf4cc974e130e2
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3360
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)O presente artigo discorre sobre a política de Vargas e seu grupo, bem como o projeto nacionalista para as escolas de Santa Catarina entre os anos de 1930 e 1945. O objetivo é de travar um diálogo, resultante do esforço de compreender o projeto nacionalista de Vargas em suas particularidades, que possibilite o entendimento acerca do caráter autoritário que teve este projeto para as escolas primárias de Santa Catarina. Quanto à metodologia, buscar-se-á fazer um apanhado geral das reformas políticas e as políticas educacionais que tiveram como proponentes o próprio governo, o ministro da Educação Gustavo Capanema e os chefes do Estado de Santa Catarina. Entre as reformas, salienta-se que o objetivo foi de homogeneizar a cultura, desconsiderando as já existentes no Estado. Neste sentido, os estudos de Campos (2008),Dallabrida (2003)ponderam que o papel fundamental que a escola desempenhou naqueles projetos de governo era de fazer uso de um arsenal de ideias patrióticas, de inspiração até mesmo fascista ou fascistizante, para a construção de uma identidade brasileira considerada “pura”. Parte-se da compreensão de que o período do governo de Getúlio Vargas foi marcado por um nacionalismo exacerbado, autoritário, que penetrou as instituições escolares catarinenses. Na perspectiva de transformar as crianças em adultos dóceis e obedientes, no campo simbólico, a produção de discursos nos vários setores daquela sociedade intentou formar a chamada “identidade nacional”.Unochapecó2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/336010.22295/grifos.v25i40.3360Revista Grifos; v. 25 n. 40 (2016): Dossiê Temática Livre; 144-1712175-015710.22295/grifos.v25i40reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3360/1931Copyright (c) 2016 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniele Hungaro da2017-03-24T06:19:13Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3360Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:19:13Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
title A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
spellingShingle A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
Silva, Daniele Hungaro da
title_short A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
title_full A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
title_fullStr A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
title_full_unstemmed A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
title_sort A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)
author Silva, Daniele Hungaro da
author_facet Silva, Daniele Hungaro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele Hungaro da
description O presente artigo discorre sobre a política de Vargas e seu grupo, bem como o projeto nacionalista para as escolas de Santa Catarina entre os anos de 1930 e 1945. O objetivo é de travar um diálogo, resultante do esforço de compreender o projeto nacionalista de Vargas em suas particularidades, que possibilite o entendimento acerca do caráter autoritário que teve este projeto para as escolas primárias de Santa Catarina. Quanto à metodologia, buscar-se-á fazer um apanhado geral das reformas políticas e as políticas educacionais que tiveram como proponentes o próprio governo, o ministro da Educação Gustavo Capanema e os chefes do Estado de Santa Catarina. Entre as reformas, salienta-se que o objetivo foi de homogeneizar a cultura, desconsiderando as já existentes no Estado. Neste sentido, os estudos de Campos (2008),Dallabrida (2003)ponderam que o papel fundamental que a escola desempenhou naqueles projetos de governo era de fazer uso de um arsenal de ideias patrióticas, de inspiração até mesmo fascista ou fascistizante, para a construção de uma identidade brasileira considerada “pura”. Parte-se da compreensão de que o período do governo de Getúlio Vargas foi marcado por um nacionalismo exacerbado, autoritário, que penetrou as instituições escolares catarinenses. Na perspectiva de transformar as crianças em adultos dóceis e obedientes, no campo simbólico, a produção de discursos nos vários setores daquela sociedade intentou formar a chamada “identidade nacional”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3360
10.22295/grifos.v25i40.3360
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3360
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v25i40.3360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3360/1931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 25 n. 40 (2016): Dossiê Temática Livre; 144-171
2175-0157
10.22295/grifos.v25i40
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067367320125440