Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grifos (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2400 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo elaborar e orientar uma proposta de discussão crítica (pró-ativa), do cotidiano de um grupo de mulheres em um município no Sul do Brasil, utilizando-se da metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa em questão foi de caráter participante em consonância com a metodologia Freireana, que propõe a educação a partir do diálogo. Quanto aos sujeitos da pesquisa foram envolvidas 12 mulheres na faixa etária de 32 a 63 anos, em quatro oficinas com o uso da metodologia do Circulo de Cultura, cujo tema foi o corpo e o cuidado. A análise dos dados foi relacionada às etapas desenvolvidas com as mulheres no Círculo de Cultura e, neste contexto, buscou-se a presença de empoderamento advindo das reflexões sobre as questões trazidas durante o trabalho educativo realizado. Através do levantamento dos temas geradores, da codificação, descodificação e do desvelamento crítico, o grupo pode rever seus conceitos sobre os problemas diários tendo um olhar mais crítico e menos submisso. Em relação aos fatos, pode-se considerar que as oficinas trabalhadas promoveram sensibilização do empoderamento. |
id |
UNOCHAPO-2_1829af4dc8dfdfaae23d7830e05b669d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2400 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-2 |
network_name_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do BrasilEste estudo teve por objetivo elaborar e orientar uma proposta de discussão crítica (pró-ativa), do cotidiano de um grupo de mulheres em um município no Sul do Brasil, utilizando-se da metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa em questão foi de caráter participante em consonância com a metodologia Freireana, que propõe a educação a partir do diálogo. Quanto aos sujeitos da pesquisa foram envolvidas 12 mulheres na faixa etária de 32 a 63 anos, em quatro oficinas com o uso da metodologia do Circulo de Cultura, cujo tema foi o corpo e o cuidado. A análise dos dados foi relacionada às etapas desenvolvidas com as mulheres no Círculo de Cultura e, neste contexto, buscou-se a presença de empoderamento advindo das reflexões sobre as questões trazidas durante o trabalho educativo realizado. Através do levantamento dos temas geradores, da codificação, descodificação e do desvelamento crítico, o grupo pode rever seus conceitos sobre os problemas diários tendo um olhar mais crítico e menos submisso. Em relação aos fatos, pode-se considerar que as oficinas trabalhadas promoveram sensibilização do empoderamento.Unochapecó2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/240010.22295/grifos.v21i32/33.2400Revista Grifos; v. 21 n. 32/33 (2012): DOSSIÊ TEMÁTICA LIVRE; 105-1252175-015710.22295/grifos.v21i32/33reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2400/1453Copyright (c) 2016 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Flaviane Cristine Troglio daWendhausen, Águeda Lenita Pereira2014-10-03T10:06:09Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2400Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2014-10-03T10:06:09Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil |
title |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil |
spellingShingle |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil Silva, Flaviane Cristine Troglio da |
title_short |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil |
title_full |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil |
title_fullStr |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil |
title_sort |
Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil |
author |
Silva, Flaviane Cristine Troglio da |
author_facet |
Silva, Flaviane Cristine Troglio da Wendhausen, Águeda Lenita Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Wendhausen, Águeda Lenita Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flaviane Cristine Troglio da Wendhausen, Águeda Lenita Pereira |
description |
Este estudo teve por objetivo elaborar e orientar uma proposta de discussão crítica (pró-ativa), do cotidiano de um grupo de mulheres em um município no Sul do Brasil, utilizando-se da metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa em questão foi de caráter participante em consonância com a metodologia Freireana, que propõe a educação a partir do diálogo. Quanto aos sujeitos da pesquisa foram envolvidas 12 mulheres na faixa etária de 32 a 63 anos, em quatro oficinas com o uso da metodologia do Circulo de Cultura, cujo tema foi o corpo e o cuidado. A análise dos dados foi relacionada às etapas desenvolvidas com as mulheres no Círculo de Cultura e, neste contexto, buscou-se a presença de empoderamento advindo das reflexões sobre as questões trazidas durante o trabalho educativo realizado. Através do levantamento dos temas geradores, da codificação, descodificação e do desvelamento crítico, o grupo pode rever seus conceitos sobre os problemas diários tendo um olhar mais crítico e menos submisso. Em relação aos fatos, pode-se considerar que as oficinas trabalhadas promoveram sensibilização do empoderamento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2400 10.22295/grifos.v21i32/33.2400 |
url |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2400 |
identifier_str_mv |
10.22295/grifos.v21i32/33.2400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2400/1453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Grifos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Grifos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Grifos; v. 21 n. 32/33 (2012): DOSSIÊ TEMÁTICA LIVRE; 105-125 2175-0157 10.22295/grifos.v21i32/33 reponame:Grifos (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
collection |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br|| |
_version_ |
1797067366853509120 |