A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Eliane Pereira Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Janio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/6822
Resumo: Este artigo analisa a construção da política de convivência com o semiárido na Bahia e considera como marco temporal a atuação do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), entidade vinculada a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A construção da ideia de “convivência” com o semiárido se ascende com mais relevância no Sudoeste Baiano a partir do trabalho do CEDASB, enquanto entidade executora de programas estruturantes na perspectiva de um “novo” paradigma de desenvolvimento para a região. Adotou-se como procedimentos metodológicos: entrevista semiestruturada, levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Por meio desses procedimentos foi possível sistematizar, analisar e interpretar os dados coletados, à luz da reflexão histórico-crítica. Dois produtos foram elaborados durante este trabalho e agregados ao acervo do CEDASB: uma tabela com a sistematização de todas as tecnologias implementadas pela instituição ao logo de sua trajetória e um mapa da espacialização de sua atuação na Bahia, e ambos dão visibilidade à incidência sociogeográfica da organização. Os resultados evidenciaram o tensionamento ainda latente entre Estado e organizações da sociedade civil na manutenção de políticas públicas no semiárido, além de demonstrarem as arenas políticas enfrentadas pelo CEDASB para tornar exequível e concreto o projeto da convivência com o semiárido na Bahia. Por fim, fica explícito que o CEDASB se faz essencial para os territórios, para a garantia de direitos, como o acesso à água, mesmo no devir da disputa no campo das ideias e dos financiamentos estatais.
id UNOCHAPO-2_7ff361870c57d1a0afa91fc526498cf9
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6822
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASBASA, política pública, tecnologias sociais, campo.Este artigo analisa a construção da política de convivência com o semiárido na Bahia e considera como marco temporal a atuação do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), entidade vinculada a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A construção da ideia de “convivência” com o semiárido se ascende com mais relevância no Sudoeste Baiano a partir do trabalho do CEDASB, enquanto entidade executora de programas estruturantes na perspectiva de um “novo” paradigma de desenvolvimento para a região. Adotou-se como procedimentos metodológicos: entrevista semiestruturada, levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Por meio desses procedimentos foi possível sistematizar, analisar e interpretar os dados coletados, à luz da reflexão histórico-crítica. Dois produtos foram elaborados durante este trabalho e agregados ao acervo do CEDASB: uma tabela com a sistematização de todas as tecnologias implementadas pela instituição ao logo de sua trajetória e um mapa da espacialização de sua atuação na Bahia, e ambos dão visibilidade à incidência sociogeográfica da organização. Os resultados evidenciaram o tensionamento ainda latente entre Estado e organizações da sociedade civil na manutenção de políticas públicas no semiárido, além de demonstrarem as arenas políticas enfrentadas pelo CEDASB para tornar exequível e concreto o projeto da convivência com o semiárido na Bahia. Por fim, fica explícito que o CEDASB se faz essencial para os territórios, para a garantia de direitos, como o acesso à água, mesmo no devir da disputa no campo das ideias e dos financiamentos estatais.Unochapecó2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/682210.22295/grifos.v32i58.6822Revista Grifos; v. 32 n. 58 (2023); 01-212175-015710.22295/grifos.v32i58reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/6822/3703Copyright (c) 2022 Revista Grifoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Eliane Pereira Almeida Santos, Janio2022-08-04T14:46:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6822Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2022-08-04T14:46:37Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
title A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
Vale, Eliane Pereira Almeida
ASA, política pública, tecnologias sociais, campo.
title_short A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
title_full A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
title_sort A CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA BAHIA, SOB A ÓTICA DO TRABALHO DO CEDASB
author Vale, Eliane Pereira Almeida
author_facet Vale, Eliane Pereira Almeida
Santos, Janio
author_role author
author2 Santos, Janio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Eliane Pereira Almeida
Santos, Janio
dc.subject.por.fl_str_mv ASA, política pública, tecnologias sociais, campo.
topic ASA, política pública, tecnologias sociais, campo.
description Este artigo analisa a construção da política de convivência com o semiárido na Bahia e considera como marco temporal a atuação do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), entidade vinculada a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A construção da ideia de “convivência” com o semiárido se ascende com mais relevância no Sudoeste Baiano a partir do trabalho do CEDASB, enquanto entidade executora de programas estruturantes na perspectiva de um “novo” paradigma de desenvolvimento para a região. Adotou-se como procedimentos metodológicos: entrevista semiestruturada, levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Por meio desses procedimentos foi possível sistematizar, analisar e interpretar os dados coletados, à luz da reflexão histórico-crítica. Dois produtos foram elaborados durante este trabalho e agregados ao acervo do CEDASB: uma tabela com a sistematização de todas as tecnologias implementadas pela instituição ao logo de sua trajetória e um mapa da espacialização de sua atuação na Bahia, e ambos dão visibilidade à incidência sociogeográfica da organização. Os resultados evidenciaram o tensionamento ainda latente entre Estado e organizações da sociedade civil na manutenção de políticas públicas no semiárido, além de demonstrarem as arenas políticas enfrentadas pelo CEDASB para tornar exequível e concreto o projeto da convivência com o semiárido na Bahia. Por fim, fica explícito que o CEDASB se faz essencial para os territórios, para a garantia de direitos, como o acesso à água, mesmo no devir da disputa no campo das ideias e dos financiamentos estatais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/6822
10.22295/grifos.v32i58.6822
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/6822
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v32i58.6822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/6822/3703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Grifos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Grifos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 32 n. 58 (2023); 01-21
2175-0157
10.22295/grifos.v32i58
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067368539619328