A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cecília Marins de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2784
Resumo: O presente estudo procurou realizar a trajetória da educação do profissional enfermeiro, no período que compreendeu a inauguração da primeira escola de enfermagem, no Brasil, em 1890, até o final do século XX. O objetivo foi trazer à discussão a realidade da formação do enfermeiro, tendo por base as legislações regulamentadoras, bem como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, de 1968 e 1996, que determinaram os encaminhamentos e a institucionalização da profissão. Os aspectos sociais e econômicos foram relevantes, uma vez que caracterizaram momentos políticos que tiveram repercussão no andamento das políticas públicas do profissional de enfermagem. A metodologia contou com o levantamento de obras, buscando conhecer o pensamento e as reflexões dos autores, tendo por base as legislações para construir a trajetória desta formação à luz dos condicionantes legais. A abordagem teórica respaldou-se em autores, como Luiz Antônio da Cunha, Gaudêncio Frigotto, Telma Geovanini, Emerson Elias Merhy, entre outros, que abordam questões sobre a enfermagem e as políticas empreendidas pelos governos, tendo em vista a correlação entre as medidas higiênico/sanitárias e a criação e o desenvolvimento da formação do(a) enfermeiro(a), no Brasil. Observou-se as contradições sociais que permearam a realidade deste profissional e a relevância econômica determinante das políticas de reforma e desenvolvimento que caracterizaram o caráter racional e centralizador da gestão pública no regime militar, gerando a fragmentaridade desta categoria profissional. A LDBEN de 1996, todavia, trouxe à discussão a formação do enfermeiro, atendendo expectativas do neoliberalismo e da globalização do mercado. 
id UNOCHAPO-2_a48f466eab5410175f55e3ef43635dca
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2784
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASILO presente estudo procurou realizar a trajetória da educação do profissional enfermeiro, no período que compreendeu a inauguração da primeira escola de enfermagem, no Brasil, em 1890, até o final do século XX. O objetivo foi trazer à discussão a realidade da formação do enfermeiro, tendo por base as legislações regulamentadoras, bem como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, de 1968 e 1996, que determinaram os encaminhamentos e a institucionalização da profissão. Os aspectos sociais e econômicos foram relevantes, uma vez que caracterizaram momentos políticos que tiveram repercussão no andamento das políticas públicas do profissional de enfermagem. A metodologia contou com o levantamento de obras, buscando conhecer o pensamento e as reflexões dos autores, tendo por base as legislações para construir a trajetória desta formação à luz dos condicionantes legais. A abordagem teórica respaldou-se em autores, como Luiz Antônio da Cunha, Gaudêncio Frigotto, Telma Geovanini, Emerson Elias Merhy, entre outros, que abordam questões sobre a enfermagem e as políticas empreendidas pelos governos, tendo em vista a correlação entre as medidas higiênico/sanitárias e a criação e o desenvolvimento da formação do(a) enfermeiro(a), no Brasil. Observou-se as contradições sociais que permearam a realidade deste profissional e a relevância econômica determinante das políticas de reforma e desenvolvimento que caracterizaram o caráter racional e centralizador da gestão pública no regime militar, gerando a fragmentaridade desta categoria profissional. A LDBEN de 1996, todavia, trouxe à discussão a formação do enfermeiro, atendendo expectativas do neoliberalismo e da globalização do mercado. Unochapecó2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/278410.22295/grifos.v23i36/37.2784Revista Grifos; v. 23 n. 36/37 (2014): Dossiê Temática Livre; 161-1862175-015710.22295/grifos.v23i36/37reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2784/1766Copyright (c) 2016 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Cecília Marins de2017-03-24T06:18:46Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2784Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:18:46Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
title A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
Oliveira, Maria Cecília Marins de
title_short A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
title_full A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NO CONTEXTO DAS REFORMAS DE ENSINO, NO BRASIL
author Oliveira, Maria Cecília Marins de
author_facet Oliveira, Maria Cecília Marins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Cecília Marins de
description O presente estudo procurou realizar a trajetória da educação do profissional enfermeiro, no período que compreendeu a inauguração da primeira escola de enfermagem, no Brasil, em 1890, até o final do século XX. O objetivo foi trazer à discussão a realidade da formação do enfermeiro, tendo por base as legislações regulamentadoras, bem como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, de 1968 e 1996, que determinaram os encaminhamentos e a institucionalização da profissão. Os aspectos sociais e econômicos foram relevantes, uma vez que caracterizaram momentos políticos que tiveram repercussão no andamento das políticas públicas do profissional de enfermagem. A metodologia contou com o levantamento de obras, buscando conhecer o pensamento e as reflexões dos autores, tendo por base as legislações para construir a trajetória desta formação à luz dos condicionantes legais. A abordagem teórica respaldou-se em autores, como Luiz Antônio da Cunha, Gaudêncio Frigotto, Telma Geovanini, Emerson Elias Merhy, entre outros, que abordam questões sobre a enfermagem e as políticas empreendidas pelos governos, tendo em vista a correlação entre as medidas higiênico/sanitárias e a criação e o desenvolvimento da formação do(a) enfermeiro(a), no Brasil. Observou-se as contradições sociais que permearam a realidade deste profissional e a relevância econômica determinante das políticas de reforma e desenvolvimento que caracterizaram o caráter racional e centralizador da gestão pública no regime militar, gerando a fragmentaridade desta categoria profissional. A LDBEN de 1996, todavia, trouxe à discussão a formação do enfermeiro, atendendo expectativas do neoliberalismo e da globalização do mercado. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2784
10.22295/grifos.v23i36/37.2784
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2784
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v23i36/37.2784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2784/1766
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 23 n. 36/37 (2014): Dossiê Temática Livre; 161-186
2175-0157
10.22295/grifos.v23i36/37
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067366879723520