OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcarollo, Felipe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Law
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/3392
Resumo: Os serviços públicos, enquanto instrumentos para a realização de políticas públicas, desempenham papel de relevo no Estado Democrático de Direito insculpido na Constituição Federal brasileira de 1988, sobretudo pelas expressas disposições concernentes aos direitos sociais. No contexto da desestatização, a Reforma do Estado representa a migração do modelo burocrático ao gerencial de Administração Pública. Nesse ínterim, a execução de parcela dos serviços públicos passa a ser incumbência da iniciativa privada, sob a chancela e outorga do Estado. O objetivo do presente trabalho consiste em traçar um breve panorama sobre a evolução do conceito de serviços públicos, o tratamento conferido ao instituto pelo Texto Constitucional brasileiro de 1988, bem como a evolução conceitual dos serviços públicos no contexto da reforma do Estado brasileiro. Pretende-se demonstrar a importância da noção de serviços públicos no Estado Social e Democrático de Direito brasileiro, contribuindo para a melhor compreensão da mudança havida no conceito de serviço público com o advento da reforma do Estado brasileiro, ao migrar do modelo da Administração Pública Burocrática para a Gerencial.Palavras-chave: Serviços públicos. Políticas públicas. Desestatização. Reforma do Estado. Parcerias público-privadas.
id UNOESC-1_92a5e99fd28dea4a0bd760419f1204ff
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3392
network_acronym_str UNOESC-1
network_name_str Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Law
repository_id_str
spelling OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADOOs serviços públicos, enquanto instrumentos para a realização de políticas públicas, desempenham papel de relevo no Estado Democrático de Direito insculpido na Constituição Federal brasileira de 1988, sobretudo pelas expressas disposições concernentes aos direitos sociais. No contexto da desestatização, a Reforma do Estado representa a migração do modelo burocrático ao gerencial de Administração Pública. Nesse ínterim, a execução de parcela dos serviços públicos passa a ser incumbência da iniciativa privada, sob a chancela e outorga do Estado. O objetivo do presente trabalho consiste em traçar um breve panorama sobre a evolução do conceito de serviços públicos, o tratamento conferido ao instituto pelo Texto Constitucional brasileiro de 1988, bem como a evolução conceitual dos serviços públicos no contexto da reforma do Estado brasileiro. Pretende-se demonstrar a importância da noção de serviços públicos no Estado Social e Democrático de Direito brasileiro, contribuindo para a melhor compreensão da mudança havida no conceito de serviço público com o advento da reforma do Estado brasileiro, ao migrar do modelo da Administração Pública Burocrática para a Gerencial.Palavras-chave: Serviços públicos. Políticas públicas. Desestatização. Reforma do Estado. Parcerias público-privadas.Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC2013-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/3392Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Bd. 14 Nr. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Vol. 14 No. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Vol. 14 Núm. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Vol. 14 No. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; v. 14 n. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-6282179-79431519-5899reponame:Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Lawinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/3392/2102Barcarollo, Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T20:32:54Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3392Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/indexhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/espacojuridico/oaieditora@unoesc.edu.br||ejjl@unoesc.edu.br2179-79431519-5899opendoar:2020-10-16T20:32:54Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Law - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
title OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
spellingShingle OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
Barcarollo, Felipe
title_short OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
title_full OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
title_fullStr OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
title_full_unstemmed OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
title_sort OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA EVOLUÇÃO DO ESTADO
author Barcarollo, Felipe
author_facet Barcarollo, Felipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcarollo, Felipe
description Os serviços públicos, enquanto instrumentos para a realização de políticas públicas, desempenham papel de relevo no Estado Democrático de Direito insculpido na Constituição Federal brasileira de 1988, sobretudo pelas expressas disposições concernentes aos direitos sociais. No contexto da desestatização, a Reforma do Estado representa a migração do modelo burocrático ao gerencial de Administração Pública. Nesse ínterim, a execução de parcela dos serviços públicos passa a ser incumbência da iniciativa privada, sob a chancela e outorga do Estado. O objetivo do presente trabalho consiste em traçar um breve panorama sobre a evolução do conceito de serviços públicos, o tratamento conferido ao instituto pelo Texto Constitucional brasileiro de 1988, bem como a evolução conceitual dos serviços públicos no contexto da reforma do Estado brasileiro. Pretende-se demonstrar a importância da noção de serviços públicos no Estado Social e Democrático de Direito brasileiro, contribuindo para a melhor compreensão da mudança havida no conceito de serviço público com o advento da reforma do Estado brasileiro, ao migrar do modelo da Administração Pública Burocrática para a Gerencial.Palavras-chave: Serviços públicos. Políticas públicas. Desestatização. Reforma do Estado. Parcerias público-privadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/3392
url https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/3392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/3392/2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC
dc.source.none.fl_str_mv Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Bd. 14 Nr. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628
Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Vol. 14 No. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628
Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Vol. 14 Núm. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628
Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; Vol. 14 No. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628
Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]; v. 14 n. 2 (2013): ESPAÇO JURÍDICO JOURNAL OF LAW [EJJL]; 597-628
2179-7943
1519-5899
reponame:Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Law
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Law
collection Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Law
repository.name.fl_str_mv Revista Espaço Jurídico/Espaço Jurídico Journal of Law - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||ejjl@unoesc.edu.br
_version_ 1800220445945888768