Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonetti, Édipo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Schaly, Danieli, Rover, Cleithon, Fiedler, Mariarosa Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1986
Resumo: O Diabetes Mellitus é um dos mais graves problemas de saúde mundial, tanto pelo número de pessoas afetadas quanto pela mortalidade prematura e pelos custos envolvidos em seu tratamento. O exercício é importante no tratamento do Diabetes Mellitus e está associado às melhorias no nível de glicose plasmático e à ação da insulina, o que acaba por melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Dessa forma, buscou-se investigar o nível de atividade física de indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC. Na realização da pesquisa, foram utilizados três questionários validados. Em relação à classe econômica, foi utilizado o questionário Critério de Classificação Econômica Brasil, proposto pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Para avaliar o nível de atividade física, utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta. O terceiro questionário proposto por Martins e Petroski, visa a mensurar a percepção de barreiras de um indivíduo e a identificar quais as mais percebidas no determinado grupo populacional. A maior parte dos pacientes entrevistados apresentou mais de uma patologia, 70% (n=21) dos pacientes eram portadores de Diabetes Mellitus e hipertensão, e 30% (n=9) portadores somente de Diabetes Mellitus. Observou-se que metade dos indivíduos foi classificada como ativa. Quanto à aparência, os entrevistados não demonstraram preocupação, mas satisfação na busca de melhorar e/ou manter a forma que está. Com a realização da pesquisa, pode-se notar a carência de políticas públicas que ofereçam programas gratuitos para essa população, por meio de exercícios físicos adequados às necessidades dos portadores dessa patologia. Palavras-chave: Atividade física. Diabetes Mellitus. Patologia.
id UNOESC-2_6ac21e11753e8b79932fdbb504906e62
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1986
network_acronym_str UNOESC-2
network_name_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository_id_str
spelling Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SCO Diabetes Mellitus é um dos mais graves problemas de saúde mundial, tanto pelo número de pessoas afetadas quanto pela mortalidade prematura e pelos custos envolvidos em seu tratamento. O exercício é importante no tratamento do Diabetes Mellitus e está associado às melhorias no nível de glicose plasmático e à ação da insulina, o que acaba por melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Dessa forma, buscou-se investigar o nível de atividade física de indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC. Na realização da pesquisa, foram utilizados três questionários validados. Em relação à classe econômica, foi utilizado o questionário Critério de Classificação Econômica Brasil, proposto pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Para avaliar o nível de atividade física, utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta. O terceiro questionário proposto por Martins e Petroski, visa a mensurar a percepção de barreiras de um indivíduo e a identificar quais as mais percebidas no determinado grupo populacional. A maior parte dos pacientes entrevistados apresentou mais de uma patologia, 70% (n=21) dos pacientes eram portadores de Diabetes Mellitus e hipertensão, e 30% (n=9) portadores somente de Diabetes Mellitus. Observou-se que metade dos indivíduos foi classificada como ativa. Quanto à aparência, os entrevistados não demonstraram preocupação, mas satisfação na busca de melhorar e/ou manter a forma que está. Com a realização da pesquisa, pode-se notar a carência de políticas públicas que ofereçam programas gratuitos para essa população, por meio de exercícios físicos adequados às necessidades dos portadores dessa patologia. Palavras-chave: Atividade física. Diabetes Mellitus. Patologia.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1986Evidence; Vol. 12 No. 1 (2012): Evidência Interdisciplinar; 41-50Evidência; v. 12 n. 1 (2012): Evidência Interdisciplinar; 41-502236-60591519-5287reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinarinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1986/pdfBonetti, ÉdipoSchaly, DanieliRover, CleithonFiedler, Mariarosa Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T21:31:38Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1986Revistahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidenciaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/oaieditora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2236-60591519-5287opendoar:2020-10-16T21:31:38Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
title Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
spellingShingle Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
Bonetti, Édipo
title_short Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
title_full Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
title_fullStr Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
title_full_unstemmed Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
title_sort Atividade física em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC
author Bonetti, Édipo
author_facet Bonetti, Édipo
Schaly, Danieli
Rover, Cleithon
Fiedler, Mariarosa Mendes
author_role author
author2 Schaly, Danieli
Rover, Cleithon
Fiedler, Mariarosa Mendes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonetti, Édipo
Schaly, Danieli
Rover, Cleithon
Fiedler, Mariarosa Mendes
description O Diabetes Mellitus é um dos mais graves problemas de saúde mundial, tanto pelo número de pessoas afetadas quanto pela mortalidade prematura e pelos custos envolvidos em seu tratamento. O exercício é importante no tratamento do Diabetes Mellitus e está associado às melhorias no nível de glicose plasmático e à ação da insulina, o que acaba por melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Dessa forma, buscou-se investigar o nível de atividade física de indivíduos portadores de Diabetes Mellitus do município de Joaçaba, SC. Na realização da pesquisa, foram utilizados três questionários validados. Em relação à classe econômica, foi utilizado o questionário Critério de Classificação Econômica Brasil, proposto pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Para avaliar o nível de atividade física, utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta. O terceiro questionário proposto por Martins e Petroski, visa a mensurar a percepção de barreiras de um indivíduo e a identificar quais as mais percebidas no determinado grupo populacional. A maior parte dos pacientes entrevistados apresentou mais de uma patologia, 70% (n=21) dos pacientes eram portadores de Diabetes Mellitus e hipertensão, e 30% (n=9) portadores somente de Diabetes Mellitus. Observou-se que metade dos indivíduos foi classificada como ativa. Quanto à aparência, os entrevistados não demonstraram preocupação, mas satisfação na busca de melhorar e/ou manter a forma que está. Com a realização da pesquisa, pode-se notar a carência de políticas públicas que ofereçam programas gratuitos para essa população, por meio de exercícios físicos adequados às necessidades dos portadores dessa patologia. Palavras-chave: Atividade física. Diabetes Mellitus. Patologia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1986
url https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1986/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Evidence; Vol. 12 No. 1 (2012): Evidência Interdisciplinar; 41-50
Evidência; v. 12 n. 1 (2012): Evidência Interdisciplinar; 41-50
2236-6059
1519-5287
reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
collection Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221116129607680