Força em crianças ativas e inativas em um intervalo de seis meses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rover, Cleithon
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fin, Gracielle, Schaly, Danieli, Silva, Luis Carlos Barbosa, de Aquino, Jefferson Nicássio Queiroga, Nodari Junior, Rudy José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1305
Resumo: As capacidades biofísicas são inerentes nos seres humanos; entre elas destaca-se a força, capacidade que é base para as demais, pois com um bom desenvolvimento dela, as outras possuem um aporte para se desenvolverem de forma integral. Um fator importante para a expressão da força muscular em escolares é o desenvolvimento do sistema nervoso, se a formação das bainhas de mielina das fibras nervosas estiver ausente ou incompleta, reações rápidas e movimentos que requerem habilidade não podem ser desempenhados com sucesso, e altos níveis de força e potência serão impossíveis. O presente estudo teve como objetivo comparar dados da valência física força dos escolares com idades entre 11 e 14 anos praticantes e não praticantes de programas de exercício extracurriculares. O estudo desenvolvido teve característica descritiva e analítica, realizado na cidade de Treze Tílias, SC. Para avaliar a força dos escolares foram utilizados os seguintes testes: teste de força/resistência abdominal; teste de força explosiva de membros inferiores e teste de força explosiva de membros superiores. Para observar se existe diferença entre o teste e o reteste foi utilizado o teste estatístico Pearson com intervalo de confiança de p menor que 0,05. Os resultados das avaliações realizadas no gênero feminino apontaram melhor desempenho de força nos três testes para as meninas ativas, diferentemente do gênero masculino. Os meninos ativos obtiveram melhores resultados somente no salto horizontal. Os resultados obtidos indicaram que há diferença entre os grupos investigados; as meninas ativas apresentaram melhores resultados de desenvolvimento do que as meninas inativas, já os meninos, o grupo ativo apresentou superioridade em apenas um indicativo para força. Palavras-chave: Crescimento. Força muscular. Escolares.
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