Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffani, Jovani Antônio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins de Souza, Janína Samantha, Stumpf, Candice Cristina, Blertrame, Vilma, Fávero Cetolin, Sirlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1512
Resumo: A auditoria de enfermagem já é um elemento fundamental para a gestão da qualidade em enfermagem, porém, a despeito de suas importantes aplicações, muitas vezes se impõe como um entrave para o relacionamento profissional entre auditores e auditados e por esse motivo o objetivo deste trabalho enfatizou as principais dificuldades que os enfermeiros têm enfrentado no processo de auditar. Participaram os 27 enfermeiros auditores do Estado de Santa Catarina. Um questionário com questões qualitativas e quantitativas foi utilizado para a coleta de dados, sendo analisadas por meio da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo e da estatística descritiva, respectivamente. Concluiu-se que os principais obstáculos ao processo de auditoria vivenciado pelos enfermeiros auditores são: restrições impostas pela instituição auditada; dúvidas em relação à autonomia do enfermeiro para auditar; resistência dos próprios colegas em colaborar; bem como, limitações do auditor em relação a alguns aspectos da enfermagem e do processo de auditar.Palavras-chave: Auditoria de Enfermagem. Enfermeiros. Administração Hospitalar. 
id UNOESC-2_e99ddd3cf97ef54692c91b8ebd7d3fb4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1512
network_acronym_str UNOESC-2
network_name_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository_id_str
spelling Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa CatarinaA auditoria de enfermagem já é um elemento fundamental para a gestão da qualidade em enfermagem, porém, a despeito de suas importantes aplicações, muitas vezes se impõe como um entrave para o relacionamento profissional entre auditores e auditados e por esse motivo o objetivo deste trabalho enfatizou as principais dificuldades que os enfermeiros têm enfrentado no processo de auditar. Participaram os 27 enfermeiros auditores do Estado de Santa Catarina. Um questionário com questões qualitativas e quantitativas foi utilizado para a coleta de dados, sendo analisadas por meio da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo e da estatística descritiva, respectivamente. Concluiu-se que os principais obstáculos ao processo de auditoria vivenciado pelos enfermeiros auditores são: restrições impostas pela instituição auditada; dúvidas em relação à autonomia do enfermeiro para auditar; resistência dos próprios colegas em colaborar; bem como, limitações do auditor em relação a alguns aspectos da enfermagem e do processo de auditar.Palavras-chave: Auditoria de Enfermagem. Enfermeiros. Administração Hospitalar. Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1512Evidence; Vol. 11 No. 2 (2011): Evidência - Interdisciplinar; 45-56Evidência; v. 11 n. 2 (2011): Evidência - Interdisciplinar; 45-562236-60591519-5287reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinarinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1512/pdfSteffani, Jovani AntônioMartins de Souza, Janína SamanthaStumpf, Candice CristinaBlertrame, VilmaFávero Cetolin, Sirleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T21:31:41Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1512Revistahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidenciaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/oaieditora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2236-60591519-5287opendoar:2020-10-16T21:31:41Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
title Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
spellingShingle Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
Steffani, Jovani Antônio
title_short Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
title_full Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
title_fullStr Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
title_full_unstemmed Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
title_sort Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina
author Steffani, Jovani Antônio
author_facet Steffani, Jovani Antônio
Martins de Souza, Janína Samantha
Stumpf, Candice Cristina
Blertrame, Vilma
Fávero Cetolin, Sirlei
author_role author
author2 Martins de Souza, Janína Samantha
Stumpf, Candice Cristina
Blertrame, Vilma
Fávero Cetolin, Sirlei
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffani, Jovani Antônio
Martins de Souza, Janína Samantha
Stumpf, Candice Cristina
Blertrame, Vilma
Fávero Cetolin, Sirlei
description A auditoria de enfermagem já é um elemento fundamental para a gestão da qualidade em enfermagem, porém, a despeito de suas importantes aplicações, muitas vezes se impõe como um entrave para o relacionamento profissional entre auditores e auditados e por esse motivo o objetivo deste trabalho enfatizou as principais dificuldades que os enfermeiros têm enfrentado no processo de auditar. Participaram os 27 enfermeiros auditores do Estado de Santa Catarina. Um questionário com questões qualitativas e quantitativas foi utilizado para a coleta de dados, sendo analisadas por meio da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo e da estatística descritiva, respectivamente. Concluiu-se que os principais obstáculos ao processo de auditoria vivenciado pelos enfermeiros auditores são: restrições impostas pela instituição auditada; dúvidas em relação à autonomia do enfermeiro para auditar; resistência dos próprios colegas em colaborar; bem como, limitações do auditor em relação a alguns aspectos da enfermagem e do processo de auditar.Palavras-chave: Auditoria de Enfermagem. Enfermeiros. Administração Hospitalar. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1512
url https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1512/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Evidence; Vol. 11 No. 2 (2011): Evidência - Interdisciplinar; 45-56
Evidência; v. 11 n. 2 (2011): Evidência - Interdisciplinar; 45-56
2236-6059
1519-5287
reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
collection Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221116059353088