LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
DOI: | 10.18593/r.v40i1.5889 |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5889 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que envolveu o livro didático de Biologia e a História da Ciência (HC). A escolha do tema baseou-se na importância dos livros didáticos para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como na recomendação de documentos oficiais para um ensino contextualizado historicamente, uma vez que essa perspectiva contribui para uma compreensão mais adequada da produção do conhecimento científico. O objeto de investigação constitui-se de uma coleção composta por três livros didáticos de Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha elaborada para essa finalidade. Os resultados mostraram que ainda é tímida a inserção de uma visão historicamente contextualizada na abordagem dos conteúdos veiculados pelos livros didáticos analisados.Palavras-chave: Livro didático. História da Ciência. Ensino de Biologia. |
id |
UNOESC-3_01fb90fe2f00ffa4612c4c2bb3f69b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5889 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
spelling |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIAO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que envolveu o livro didático de Biologia e a História da Ciência (HC). A escolha do tema baseou-se na importância dos livros didáticos para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como na recomendação de documentos oficiais para um ensino contextualizado historicamente, uma vez que essa perspectiva contribui para uma compreensão mais adequada da produção do conhecimento científico. O objeto de investigação constitui-se de uma coleção composta por três livros didáticos de Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha elaborada para essa finalidade. Os resultados mostraram que ainda é tímida a inserção de uma visão historicamente contextualizada na abordagem dos conteúdos veiculados pelos livros didáticos analisados.Palavras-chave: Livro didático. História da Ciência. Ensino de Biologia. Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/588910.18593/r.v40i1.5889Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 79-100Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 79-100Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 79-100Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 79-100Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 79-1002177-60590104-431110.18593/r.v40i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5889/3875https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5889/13839Zauza Fiorese, JéssicaDelizoicov, Nadir Castilhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T20:20:39Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5889Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T20:20:39Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA |
title |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA |
spellingShingle |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA Zauza Fiorese, Jéssica Zauza Fiorese, Jéssica |
title_short |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA |
title_full |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA |
title_fullStr |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA |
title_sort |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA |
author |
Zauza Fiorese, Jéssica |
author_facet |
Zauza Fiorese, Jéssica Zauza Fiorese, Jéssica Delizoicov, Nadir Castilho Delizoicov, Nadir Castilho |
author_role |
author |
author2 |
Delizoicov, Nadir Castilho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zauza Fiorese, Jéssica Delizoicov, Nadir Castilho |
description |
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que envolveu o livro didático de Biologia e a História da Ciência (HC). A escolha do tema baseou-se na importância dos livros didáticos para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como na recomendação de documentos oficiais para um ensino contextualizado historicamente, uma vez que essa perspectiva contribui para uma compreensão mais adequada da produção do conhecimento científico. O objeto de investigação constitui-se de uma coleção composta por três livros didáticos de Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha elaborada para essa finalidade. Os resultados mostraram que ainda é tímida a inserção de uma visão historicamente contextualizada na abordagem dos conteúdos veiculados pelos livros didáticos analisados.Palavras-chave: Livro didático. História da Ciência. Ensino de Biologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5889 10.18593/r.v40i1.5889 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5889 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v40i1.5889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5889/3875 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5889/13839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 79-100 Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 79-100 Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 79-100 Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 79-100 Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 79-100 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v40i1 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1822179151279292416 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18593/r.v40i1.5889 |