OS MAPAS DE FREQUÊNCIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DOS SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1924-1949)
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2486 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo demonstra como os mapas de frequência de alunos e professores consubstanciavam um dos recursos das agências estaduais de regulamentação e fiscalização do ensino primário. Foi preciso restituir os processos de elaboração e permanência deste desse equipamento nas sucessivas reformas estaduais do ensino, para compreender seus significados e alcances nos processos de disseminação, criação, manutenção e expansão da rede de escolas primárias no Estado. Os resultados da pesquisa, produzida a partir dos mapas de frequência do município de Nova Iguaçu, demonstraram a construção de uma metodologia de coleta e cruzamento de dados, e os usos e resultados que emergem do trabalho com essta fonte para a compreensão do perfil de escolas e dos critérios de sua distribuição na região. Palavras-chave: Inspeção. Mapas de Frequência. Ensino Primário. Metodologia. |
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OS MAPAS DE FREQUÊNCIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DOS SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1924-1949)Resumo: O presente artigo demonstra como os mapas de frequência de alunos e professores consubstanciavam um dos recursos das agências estaduais de regulamentação e fiscalização do ensino primário. Foi preciso restituir os processos de elaboração e permanência deste desse equipamento nas sucessivas reformas estaduais do ensino, para compreender seus significados e alcances nos processos de disseminação, criação, manutenção e expansão da rede de escolas primárias no Estado. Os resultados da pesquisa, produzida a partir dos mapas de frequência do município de Nova Iguaçu, demonstraram a construção de uma metodologia de coleta e cruzamento de dados, e os usos e resultados que emergem do trabalho com essta fonte para a compreensão do perfil de escolas e dos critérios de sua distribuição na região. Palavras-chave: Inspeção. Mapas de Frequência. Ensino Primário. Metodologia. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2486Roteiro; 2013: Roteiro Edição Especial; 13-40Roteiro; 2013: Roteiro Edição Especial; 13-40Roteiro; 2013: Roteiro Edição Especial; 13-40Roteiro; 2013: Roteiro Edição Especial; 13-40Roteiro; 2013: Roteiro Edição Especial; 13-402177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2486/pdf_2Dias, Amáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:11:41Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2486Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:11:41Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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