Problematização e pesquisa no ensino fundamental: critérios e interrogações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Eloir Fátima Mondardo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Antonio Serafim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/278
Resumo: O presente trabalho constitui a síntese preliminar dos critérios que o Grupo pesquisa-formação (GPF) do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em suas discussões, selecionou como pressupostos do Ensino por Problematização e Pesquisa (EPP), acompanhados de análise crítica das condições profissionais e sociais oferecidas aos alunos como prática inovadora. Seu propósito não se limita em um simples relato desses pressupostos, mas se amplia na crítica a respeito dos desafios a se enfrentar diante das questões problemáticas decorrentes da problematização e da pesquisa no currículo escolar como princípios orientadores. No processo de síntese várias interrogações emergiram, entre elas: como garantirmos o EPP, nas atuais condições objetivas do trabalho docente se sobre nós pesa uma forte carga de reprodução e importação do conhecimento, a qual nos torna divulgadores acríticos dos conhecimentos históricos? Que nossos leitores compartilhem conosco suas significações para levantarmos explicações que nos ajudem a transformar nossas perguntas em respostas-ação! Palavras-chave: Ensino. Problematização. Pesquisa. Critérios e interrogações.
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