Sobre a Educação na Encruzilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Madeira de Castro e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borges, Scarlett Giovana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118
Resumo: No início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada.
id UNOESC-3_2eb3c3d25e09178e79345fa42165a038
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13118
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Sobre a Educação na EncruzilhadaNo início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1311810.18593/r.v42i2.13118Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; v. 42 n. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; Vol. 42 N.º 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-3982177-60590104-431110.18593/r.v42i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/13700Copyright (c) 2017 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Madeira de Castro eBorges, Scarlett Giovana2019-11-19T15:36:11Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13118Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T15:36:11Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a Educação na Encruzilhada
title Sobre a Educação na Encruzilhada
spellingShingle Sobre a Educação na Encruzilhada
Silva, Denise Madeira de Castro e
title_short Sobre a Educação na Encruzilhada
title_full Sobre a Educação na Encruzilhada
title_fullStr Sobre a Educação na Encruzilhada
title_full_unstemmed Sobre a Educação na Encruzilhada
title_sort Sobre a Educação na Encruzilhada
author Silva, Denise Madeira de Castro e
author_facet Silva, Denise Madeira de Castro e
Borges, Scarlett Giovana
author_role author
author2 Borges, Scarlett Giovana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Madeira de Castro e
Borges, Scarlett Giovana
description No início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118
10.18593/r.v42i2.13118
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118
identifier_str_mv 10.18593/r.v42i2.13118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/13700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398
Roteiro; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398
Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398
Roteiro; v. 42 n. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398
Roteiro; Vol. 42 N.º 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v42i2
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220530169610240