Sobre a Educação na Encruzilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118 |
Resumo: | No início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada. |
id |
UNOESC-3_2eb3c3d25e09178e79345fa42165a038 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13118 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a Educação na EncruzilhadaNo início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1311810.18593/r.v42i2.13118Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; v. 42 n. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398Roteiro; Vol. 42 N.º 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-3982177-60590104-431110.18593/r.v42i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/13700Copyright (c) 2017 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Madeira de Castro eBorges, Scarlett Giovana2019-11-19T15:36:11Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13118Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T15:36:11Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a Educação na Encruzilhada |
title |
Sobre a Educação na Encruzilhada |
spellingShingle |
Sobre a Educação na Encruzilhada Silva, Denise Madeira de Castro e |
title_short |
Sobre a Educação na Encruzilhada |
title_full |
Sobre a Educação na Encruzilhada |
title_fullStr |
Sobre a Educação na Encruzilhada |
title_full_unstemmed |
Sobre a Educação na Encruzilhada |
title_sort |
Sobre a Educação na Encruzilhada |
author |
Silva, Denise Madeira de Castro e |
author_facet |
Silva, Denise Madeira de Castro e Borges, Scarlett Giovana |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Scarlett Giovana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denise Madeira de Castro e Borges, Scarlett Giovana |
description |
No início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118 10.18593/r.v42i2.13118 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v42i2.13118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/pdf https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118/13700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398 Roteiro; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398 Roteiro; Vol. 42 No. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398 Roteiro; v. 42 n. 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398 Roteiro; Vol. 42 N.º 2 (2017): Roteiro maio./ago. 2017; 393-398 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v42i2 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220530169610240 |