DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887 |
Resumo: | Neste trabalho, descreve-se o processo de pesquisa com o qual se objetivou analisar as concepções de dificuldades de aprendizagem nas produções acadêmicas em educação (2001-2011). O estudo possibilitou formular três ênfases temáticas: dificuldade de aprendizagem diferente de distúrbio ou transtorno, dificuldade como distúrbio ou transtorno e fatores implicados (intrínsecos e extrínsecos). A primeira sobressaiu-se na maioria das produções, nas quais autores concebem as dificuldades como temporárias, mais associadas ao contexto social (fatores extrínsecos), o qual, no entanto, tende a ser tomado como justificativa para confirmar o caráter patológico da dificuldade de aprendizagem diagnosticada.Palavras-chave: Concepções de dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Ensino e aprendizagem. |
id |
UNOESC-3_30b598090bfcaf0f077aefd72c233086 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6887 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011)Neste trabalho, descreve-se o processo de pesquisa com o qual se objetivou analisar as concepções de dificuldades de aprendizagem nas produções acadêmicas em educação (2001-2011). O estudo possibilitou formular três ênfases temáticas: dificuldade de aprendizagem diferente de distúrbio ou transtorno, dificuldade como distúrbio ou transtorno e fatores implicados (intrínsecos e extrínsecos). A primeira sobressaiu-se na maioria das produções, nas quais autores concebem as dificuldades como temporárias, mais associadas ao contexto social (fatores extrínsecos), o qual, no entanto, tende a ser tomado como justificativa para confirmar o caráter patológico da dificuldade de aprendizagem diagnosticada.Palavras-chave: Concepções de dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Ensino e aprendizagem.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/688710.18593/r.v40i2.6887Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 419-436Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 419-436Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 419-436Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 419-436Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 419-4362177-60590104-431110.18593/r.v40i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887/4941https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887/13827Bortolatto Serafin, Elaine CristinaSerafim Pereira, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T19:41:05Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6887Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T19:41:05Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) |
title |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) |
spellingShingle |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) Bortolatto Serafin, Elaine Cristina |
title_short |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) |
title_full |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) |
title_fullStr |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) |
title_sort |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011) |
author |
Bortolatto Serafin, Elaine Cristina |
author_facet |
Bortolatto Serafin, Elaine Cristina Serafim Pereira, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Serafim Pereira, Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolatto Serafin, Elaine Cristina Serafim Pereira, Antonio |
description |
Neste trabalho, descreve-se o processo de pesquisa com o qual se objetivou analisar as concepções de dificuldades de aprendizagem nas produções acadêmicas em educação (2001-2011). O estudo possibilitou formular três ênfases temáticas: dificuldade de aprendizagem diferente de distúrbio ou transtorno, dificuldade como distúrbio ou transtorno e fatores implicados (intrínsecos e extrínsecos). A primeira sobressaiu-se na maioria das produções, nas quais autores concebem as dificuldades como temporárias, mais associadas ao contexto social (fatores extrínsecos), o qual, no entanto, tende a ser tomado como justificativa para confirmar o caráter patológico da dificuldade de aprendizagem diagnosticada.Palavras-chave: Concepções de dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887 10.18593/r.v40i2.6887 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v40i2.6887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887/4941 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887/13827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 419-436 Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 419-436 Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 419-436 Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 419-436 Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 419-436 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v40i2 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529691459584 |