INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112
Resumo: Resumo: Com este estudo objetivou-se investigar como ocorre a interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Um estudo de caso foi utilizado para coletar dados junto às escolas municipais de Ensino Fundamental I da região do Grande ABC, nas quais os alunos apresentaram alto desempenho na competência de leitura e interpretação de textos na Prova Brasil (2011). Os resultados mostraram que as escolas organizavam e utilizavam diferentes ações educativas e projetos pedagógicos, organizados pelos professores e pela gestão escolar. Mais de 30 projetos foram identificados e agrupados. Seus objetivos se associavam ao desenvolvimento da leitura e à ampliação do tempo de aprendizagem, entre outros. Compreender a organização das ações educativas e dos projetos pedagógicos e o sentido destes para as escolas pode contribuir trazendo indicações aos diretores no intuito de auxiliá-los a melhorar o desempenho dos alunos em leitura.Palavras-chave: Infraestrutura. Biblioteca. Ensino Fundamental I. Projetos pedagógicos.    SCHOOL INFRASTRUCTURE: INTERFACE BETWEEN THE LIBRARY AND STUDENTS’ LEARNING POSSIBILITIES  Abstract: In this study it was aimed to investigate how the connection between the library and student learning opportunities is established. A case study was used to collect data from the municipal elementary schools (Ensino Fundamental I) in the Great ABC region, in which the students presented high performance in reading skills and text comprehension in Brazilian Exam (Prova Brazil) (2011). Results showed that schools organized and used different educational and pedagogical projects, organized by teachers and school management. More than 30 projects have been identified and grouped. Their objectives were associated with the development of reading and the expansion of learning time. Understanding the organization of educational and pedagogical projects and their meaning to schools can contribute bringing directions to principals in order to assist them to improve students’ reading performance.Keywords: School infrastructure. Library. Elementary School. Pedagogical projects. LA INFRAESTRUCTURA ESCOLAR: INTERFAZ ENTRE LA BIBLIOTECA Y LAS POSIBILIDADES DE APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOSResumen: Este estudio tiene como objetivo investigar cómo es la interfaz entre la biblioteca y las oportunidades de aprendizaje del estudiante. Un estudio de caso se utilizó para recopilar datos de las Escuelas Primarias Municipales I de la región del Gran ABC, que los estudiantes presentan un alto rendimiento en las habilidades de lectura y la interpretación de los textos en la Prueba de Brasil (2011). Los resultados mostraron que la escuela organiza y utiliza diferentes proyectos educativos y pedagógicos, organizados por los maestros y la gestión escolar. Han sido identificados y agrupados más de 30 proyectos. Sus objetivos se asociaron con el desarrollo de la lectura y la expansión de tiempo de aprendizaje, entre otros. Comprender el significado de la organización de las actividades y proyectos educativos ayuda a los directores en la organización escolar para mejorar el rendimiento de la lectura en los estudiantes.Palabras clave: Infraestructura. Biblioteca. Proyectos educativos Escuela Primaria I.
id UNOESC-3_3b78f8798e15ca494e2fa419ba2c4f35
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10112
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOSResumo: Com este estudo objetivou-se investigar como ocorre a interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Um estudo de caso foi utilizado para coletar dados junto às escolas municipais de Ensino Fundamental I da região do Grande ABC, nas quais os alunos apresentaram alto desempenho na competência de leitura e interpretação de textos na Prova Brasil (2011). Os resultados mostraram que as escolas organizavam e utilizavam diferentes ações educativas e projetos pedagógicos, organizados pelos professores e pela gestão escolar. Mais de 30 projetos foram identificados e agrupados. Seus objetivos se associavam ao desenvolvimento da leitura e à ampliação do tempo de aprendizagem, entre outros. Compreender a organização das ações educativas e dos projetos pedagógicos e o sentido destes para as escolas pode contribuir trazendo indicações aos diretores no intuito de auxiliá-los a melhorar o desempenho dos alunos em leitura.Palavras-chave: Infraestrutura. Biblioteca. Ensino Fundamental I. Projetos pedagógicos.    SCHOOL INFRASTRUCTURE: INTERFACE BETWEEN THE LIBRARY AND STUDENTS’ LEARNING POSSIBILITIES  Abstract: In this study it was aimed to investigate how the connection between the library and student learning opportunities is established. A case study was used to collect data from the municipal elementary schools (Ensino Fundamental I) in the Great ABC region, in which the students presented high performance in reading skills and text comprehension in Brazilian Exam (Prova Brazil) (2011). Results showed that schools organized and used different educational and pedagogical projects, organized by teachers and school management. More than 30 projects have been identified and grouped. Their objectives were associated with the development of reading and the expansion of learning time. Understanding the organization of educational and pedagogical projects and their meaning to schools can contribute bringing directions to principals in order to assist them to improve students’ reading performance.Keywords: School infrastructure. Library. Elementary School. Pedagogical projects. LA INFRAESTRUCTURA ESCOLAR: INTERFAZ ENTRE LA BIBLIOTECA Y LAS POSIBILIDADES DE APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOSResumen: Este estudio tiene como objetivo investigar cómo es la interfaz entre la biblioteca y las oportunidades de aprendizaje del estudiante. Un estudio de caso se utilizó para recopilar datos de las Escuelas Primarias Municipales I de la región del Gran ABC, que los estudiantes presentan un alto rendimiento en las habilidades de lectura y la interpretación de los textos en la Prueba de Brasil (2011). Los resultados mostraron que la escuela organiza y utiliza diferentes proyectos educativos y pedagógicos, organizados por los maestros y la gestión escolar. Han sido identificados y agrupados más de 30 proyectos. Sus objetivos se asociaron con el desarrollo de la lectura y la expansión de tiempo de aprendizaje, entre otros. Comprender el significado de la organización de las actividades y proyectos educativos ayuda a los directores en la organización escolar para mejorar el rendimiento de la lectura en los estudiantes.Palabras clave: Infraestructura. Biblioteca. Proyectos educativos Escuela Primaria I.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1011210.18593/r.v41i3.10112Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-6082177-60590104-431110.18593/r.v41i3reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112/13724Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Paulo Sérgio2019-11-19T19:01:38Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10112Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T19:01:38Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
title INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
spellingShingle INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Garcia, Paulo Sérgio
title_short INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
title_full INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
title_fullStr INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
title_full_unstemmed INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
title_sort INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
author Garcia, Paulo Sérgio
author_facet Garcia, Paulo Sérgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Sérgio
description Resumo: Com este estudo objetivou-se investigar como ocorre a interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Um estudo de caso foi utilizado para coletar dados junto às escolas municipais de Ensino Fundamental I da região do Grande ABC, nas quais os alunos apresentaram alto desempenho na competência de leitura e interpretação de textos na Prova Brasil (2011). Os resultados mostraram que as escolas organizavam e utilizavam diferentes ações educativas e projetos pedagógicos, organizados pelos professores e pela gestão escolar. Mais de 30 projetos foram identificados e agrupados. Seus objetivos se associavam ao desenvolvimento da leitura e à ampliação do tempo de aprendizagem, entre outros. Compreender a organização das ações educativas e dos projetos pedagógicos e o sentido destes para as escolas pode contribuir trazendo indicações aos diretores no intuito de auxiliá-los a melhorar o desempenho dos alunos em leitura.Palavras-chave: Infraestrutura. Biblioteca. Ensino Fundamental I. Projetos pedagógicos.    SCHOOL INFRASTRUCTURE: INTERFACE BETWEEN THE LIBRARY AND STUDENTS’ LEARNING POSSIBILITIES  Abstract: In this study it was aimed to investigate how the connection between the library and student learning opportunities is established. A case study was used to collect data from the municipal elementary schools (Ensino Fundamental I) in the Great ABC region, in which the students presented high performance in reading skills and text comprehension in Brazilian Exam (Prova Brazil) (2011). Results showed that schools organized and used different educational and pedagogical projects, organized by teachers and school management. More than 30 projects have been identified and grouped. Their objectives were associated with the development of reading and the expansion of learning time. Understanding the organization of educational and pedagogical projects and their meaning to schools can contribute bringing directions to principals in order to assist them to improve students’ reading performance.Keywords: School infrastructure. Library. Elementary School. Pedagogical projects. LA INFRAESTRUCTURA ESCOLAR: INTERFAZ ENTRE LA BIBLIOTECA Y LAS POSIBILIDADES DE APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOSResumen: Este estudio tiene como objetivo investigar cómo es la interfaz entre la biblioteca y las oportunidades de aprendizaje del estudiante. Un estudio de caso se utilizó para recopilar datos de las Escuelas Primarias Municipales I de la región del Gran ABC, que los estudiantes presentan un alto rendimiento en las habilidades de lectura y la interpretación de los textos en la Prueba de Brasil (2011). Los resultados mostraron que la escuela organiza y utiliza diferentes proyectos educativos y pedagógicos, organizados por los maestros y la gestión escolar. Han sido identificados y agrupados más de 30 proyectos. Sus objetivos se asociaron con el desarrollo de la lectura y la expansión de tiempo de aprendizaje, entre otros. Comprender el significado de la organización de las actividades y proyectos educativos ayuda a los directores en la organización escolar para mejorar el rendimiento de la lectura en los estudiantes.Palabras clave: Infraestructura. Biblioteca. Proyectos educativos Escuela Primaria I.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112
10.18593/r.v41i3.10112
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112
identifier_str_mv 10.18593/r.v41i3.10112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112/13724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608
Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608
Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608
Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608
Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 587-608
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v41i3
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220530073141248