DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891
Resumo: Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma   recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.Palavras-chave: Educação escolar. Educação para o desenvolvimento. Fundamentosfilosófico-culturais.
id UNOESC-3_445442e03fada011b205f3b78811e691
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5891
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAISNos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma   recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.Palavras-chave: Educação escolar. Educação para o desenvolvimento. Fundamentosfilosófico-culturais.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/589110.18593/r.v40i2.5891Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 273-292Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 273-292Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 273-292Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 273-292Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 273-2922177-60590104-431110.18593/r.v40i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891/4927https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891/13819Antunes, Maria Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T19:02:32Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5891Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T19:02:32Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
title DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
spellingShingle DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
Antunes, Maria Pinto
title_short DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
title_full DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
title_fullStr DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
title_full_unstemmed DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
title_sort DA EDUCAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-CULTURAIS
author Antunes, Maria Pinto
author_facet Antunes, Maria Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria Pinto
description Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma   recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.Palavras-chave: Educação escolar. Educação para o desenvolvimento. Fundamentosfilosófico-culturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891
10.18593/r.v40i2.5891
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891
identifier_str_mv 10.18593/r.v40i2.5891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891/4927
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/5891/13819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 273-292
Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 273-292
Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 273-292
Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 273-292
Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 273-292
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v40i2
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529644273664