O ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: DESAFIOS PARA UMA UNIVERSALIZAÇÃO COM QUALIDADE
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2216 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi problematizar questões relacionadas ao Ensino Médio em Santa Catarina. Recorreu-se, sobretudo, às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e os aspectos do trabalho docente no Ensino Médio. Destacam-se as metas relacionadas ao Ensino Médio regular e à valorização do professor contidas no Projeto de Lei n. 8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam a inadequação relativa ao acesso, às taxas de rendimento, infraestrutura, formação e carreira docente e podem contribuir na discussão sobre a definição de políticas regulares que venham ao encontro da universalização do Ensino Médio com qualidade em Santa Catarina. Palavras-chave: Política educacional. Ensino Médio. Trabalho docente. |
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O ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: DESAFIOS PARA UMA UNIVERSALIZAÇÃO COM QUALIDADEO objetivo deste artigo foi problematizar questões relacionadas ao Ensino Médio em Santa Catarina. Recorreu-se, sobretudo, às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e os aspectos do trabalho docente no Ensino Médio. Destacam-se as metas relacionadas ao Ensino Médio regular e à valorização do professor contidas no Projeto de Lei n. 8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam a inadequação relativa ao acesso, às taxas de rendimento, infraestrutura, formação e carreira docente e podem contribuir na discussão sobre a definição de políticas regulares que venham ao encontro da universalização do Ensino Médio com qualidade em Santa Catarina. Palavras-chave: Política educacional. Ensino Médio. Trabalho docente.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2216Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 103-122Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 103-122Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 103-122Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 103-122Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 103-1222177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2216/pdf_20https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2216/xml_7Costa, Gilvan Luiz Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:09:18Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2216Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:09:18Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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