A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2033 |
Resumo: | Resumo: O texto resulta de reflexão sobre relatórios de avaliação descritiva que professores alfabetizadores fazem atualmente para documentar o processo de apropriação da escrita e da leitura de seus alunos. É questionado se a forma como vem sendo realizada, a avaliação descritiva possibilita superação da avaliação classificatória e excludente. Este estudo situa-se no âmbito de um projeto de pesquisa a respeito da alfabetização e letramento, formação inicial e continuada e trabalho docente financiado pela Capes/Observatório da Educação. O objetivo é analisar registros descritivos de avaliação elaborados por professores alfabetizadores. Foram analisados registros descritivos referentes a crianças de turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e excertos de depoimentos de professoras alfabetizadoras das escolas da referida pesquisa. As análises evidenciam que a avaliação descritiva realizada pelas professoras vem apresentando impressões gerais sobre os alunos com foco em atitudes, ficando ausentes os dados sobre o aprendizado da leitura e escrita. Palavras-chave: Avaliação descritiva. Reorganização curricular. Professores alfabetizadores. |
id |
UNOESC-3_608bf8d43fb65d12fa49dcfc0c66636a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2033 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE?Resumo: O texto resulta de reflexão sobre relatórios de avaliação descritiva que professores alfabetizadores fazem atualmente para documentar o processo de apropriação da escrita e da leitura de seus alunos. É questionado se a forma como vem sendo realizada, a avaliação descritiva possibilita superação da avaliação classificatória e excludente. Este estudo situa-se no âmbito de um projeto de pesquisa a respeito da alfabetização e letramento, formação inicial e continuada e trabalho docente financiado pela Capes/Observatório da Educação. O objetivo é analisar registros descritivos de avaliação elaborados por professores alfabetizadores. Foram analisados registros descritivos referentes a crianças de turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e excertos de depoimentos de professoras alfabetizadoras das escolas da referida pesquisa. As análises evidenciam que a avaliação descritiva realizada pelas professoras vem apresentando impressões gerais sobre os alunos com foco em atitudes, ficando ausentes os dados sobre o aprendizado da leitura e escrita. Palavras-chave: Avaliação descritiva. Reorganização curricular. Professores alfabetizadores.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2033Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 228-242Roteiro; Vol. 37 Núm. 2 (2012): Roteiro; 228-242Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 228-242Roteiro; v. 37 n. 2 (2012): Roteiro; 228-242Roteiro; Vol. 37 N.º 2 (2012): Roteiro; 228-2422177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2033/pdfSchmidt, Leonete LuziaSchafaschek, Rosiclerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:13:37Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2033Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:13:37Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? |
title |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? |
spellingShingle |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? Schmidt, Leonete Luzia |
title_short |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? |
title_full |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? |
title_fullStr |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? |
title_full_unstemmed |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? |
title_sort |
A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE? |
author |
Schmidt, Leonete Luzia |
author_facet |
Schmidt, Leonete Luzia Schafaschek, Rosicler |
author_role |
author |
author2 |
Schafaschek, Rosicler |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Leonete Luzia Schafaschek, Rosicler |
description |
Resumo: O texto resulta de reflexão sobre relatórios de avaliação descritiva que professores alfabetizadores fazem atualmente para documentar o processo de apropriação da escrita e da leitura de seus alunos. É questionado se a forma como vem sendo realizada, a avaliação descritiva possibilita superação da avaliação classificatória e excludente. Este estudo situa-se no âmbito de um projeto de pesquisa a respeito da alfabetização e letramento, formação inicial e continuada e trabalho docente financiado pela Capes/Observatório da Educação. O objetivo é analisar registros descritivos de avaliação elaborados por professores alfabetizadores. Foram analisados registros descritivos referentes a crianças de turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e excertos de depoimentos de professoras alfabetizadoras das escolas da referida pesquisa. As análises evidenciam que a avaliação descritiva realizada pelas professoras vem apresentando impressões gerais sobre os alunos com foco em atitudes, ficando ausentes os dados sobre o aprendizado da leitura e escrita. Palavras-chave: Avaliação descritiva. Reorganização curricular. Professores alfabetizadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2033 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2033/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 228-242 Roteiro; Vol. 37 Núm. 2 (2012): Roteiro; 228-242 Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 228-242 Roteiro; v. 37 n. 2 (2012): Roteiro; 228-242 Roteiro; Vol. 37 N.º 2 (2012): Roteiro; 228-242 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529298243584 |