Instituições de educação superior e entidades mantenedoras: a Universidade do Contestado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/318 |
Resumo: | No presente artigo analisaram-se instituições de educação superior e entidades mantenedoras. O foco principal foram as instituições públicas não-estatais ou terceiro setor. A constituição argumentativa fundamentou-se na legislação pertinente e em estudos teórico-práticos. Demonstraram-se as particularidades dessas instituições, quanto ao atendimento das determinações legais, no que se refere às questões administrativas das mantenedoras e dos respectivos entes acadêmicos. Fez-se referência aos modelos de instituições públicas não-estatais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Ressaltou-se o modelo catarinense e tomou-se como exemplo a Universidade do Contestado. Fez-se menção ao que é universidade e sua significação social, questionando, a partir dos conceitos, o modelo exemplificado. Foi uma tentativa de ampliar a compreensão sobre a questão do público não-estatal e, em conseqüência, demonstrar a importância e significação dessas instituições para a sociedade no atual contexto. Palavras-chave: Instituições de educação superior. Entidades mantenedoras. Terceiro setor. |
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Instituições de educação superior e entidades mantenedoras: a Universidade do ContestadoNo presente artigo analisaram-se instituições de educação superior e entidades mantenedoras. O foco principal foram as instituições públicas não-estatais ou terceiro setor. A constituição argumentativa fundamentou-se na legislação pertinente e em estudos teórico-práticos. Demonstraram-se as particularidades dessas instituições, quanto ao atendimento das determinações legais, no que se refere às questões administrativas das mantenedoras e dos respectivos entes acadêmicos. Fez-se referência aos modelos de instituições públicas não-estatais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Ressaltou-se o modelo catarinense e tomou-se como exemplo a Universidade do Contestado. Fez-se menção ao que é universidade e sua significação social, questionando, a partir dos conceitos, o modelo exemplificado. Foi uma tentativa de ampliar a compreensão sobre a questão do público não-estatal e, em conseqüência, demonstrar a importância e significação dessas instituições para a sociedade no atual contexto. Palavras-chave: Instituições de educação superior. Entidades mantenedoras. Terceiro setor.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/318Roteiro; Vol. 33 No. 1 (2008): Roteiro; 25-50Roteiro; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Roteiro; 25-50Roteiro; Vol. 33 No. 1 (2008): Roteiro; 25-50Roteiro; v. 33 n. 1 (2008): Roteiro; 25-50Roteiro; Vol. 33 N.º 1 (2008): Roteiro; 25-502177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/318/67Pegoraro, Ludimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:21:35Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/318Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:21:35Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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