GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR NO ENSINO PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DE ARACAJU
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8849 |
Resumo: | A pesquisa avalia a experiência da construção coletiva de uma proposta curricular no ensino público, sob a ótica da gestão democrática com que foi conduzida pelo sistema municipal de ensino, considerando a assimilação/explicitação do trabalho como princípio educativo que representou seu eixo/conteúdo fundamental, também elevado à diretriz do processo. Identifica suas contribuições objetivas/subjetivas e os determinantes da sua fragilidade como política pública, a partir da análise do contexto em que se desenvolveu, dos depoimentos dos seus protagonistas, dos documentos produzidos no processo e da revisão da literatura, centrada no pensamento de Marx, Gramsci e Heller. Aborda duas questões fundamentais da administração da educação: gestão democrática e trabalho como princípios educativos no currículo da escola pública, à luz das formas atuais de organização dos processos de trabalho e dos novos paradigmas de análise da organização escolar. Demonstra que se tratou de uma experiência de gestão democrática que alcançou seus objetivos, contribuiu para o crescimento/autonomia dos sujeitos e para a explicitação do trabalho como princípio educativo.Palavras-chave: Gestão democrática. Trabalho. Princípio educativo. Educação. Autonomia. |
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GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR NO ENSINO PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DE ARACAJUA pesquisa avalia a experiência da construção coletiva de uma proposta curricular no ensino público, sob a ótica da gestão democrática com que foi conduzida pelo sistema municipal de ensino, considerando a assimilação/explicitação do trabalho como princípio educativo que representou seu eixo/conteúdo fundamental, também elevado à diretriz do processo. Identifica suas contribuições objetivas/subjetivas e os determinantes da sua fragilidade como política pública, a partir da análise do contexto em que se desenvolveu, dos depoimentos dos seus protagonistas, dos documentos produzidos no processo e da revisão da literatura, centrada no pensamento de Marx, Gramsci e Heller. Aborda duas questões fundamentais da administração da educação: gestão democrática e trabalho como princípios educativos no currículo da escola pública, à luz das formas atuais de organização dos processos de trabalho e dos novos paradigmas de análise da organização escolar. Demonstra que se tratou de uma experiência de gestão democrática que alcançou seus objetivos, contribuiu para o crescimento/autonomia dos sujeitos e para a explicitação do trabalho como princípio educativo.Palavras-chave: Gestão democrática. Trabalho. Princípio educativo. Educação. Autonomia.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8849Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 169-196Roteiro; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Roteiro; 169-196Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 169-196Roteiro; v. 30 n. 2 (2005): Roteiro; 169-196Roteiro; Vol. 30 N.º 2 (2005): Roteiro; 169-1962177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8849/4883Copyright (c) 2015 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino Bezerra, Ada Augusta2019-02-28T20:03:40Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8849Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:03:40Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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