UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851 |
Resumo: | A produção teórica que segue é o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em escolas públicas do município de Erechim – RS, cujo objetivo principal foi averiguar quais as causas da reprovação na quinta série do Ensino Fundamental. Esta série tem se caracterizado pela incidência de grande número de alunos reprovados. Diante dessa constatação, questionou-se sobre quais fatores seriam os geradores desta reprovação. Para responder a essas interrogações, coletaram-se dados com pais, professores, alunos, coordenadores e diretores. Usou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, o que trouxe algumas constatações importantes. São vários os fatores que provocam a reprovação de um aluno: contexto sociofamiliar, ausência de objetivos, de sentido para com a escola e o conhecimento, organização do espaço escolar, inadequação da didática e metodologia do professor, falta de método e de estudo, fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram do ponto de vista psicoafetivo, entre outros. Está clara a constatação de que há necessidade de uma mudança de cultura em relação à escola, ao conhecimento e à aprendizagem. É preciso que se faça a defesa da aprendizagem e da escola como o espaço que possibilita que as crianças desenvolvam sua autonomia, o gosto pelo aprender, os diferentes canais de recepção de imagens e mensagens. Só assim se estará proporcionando uma enorme contribuição para a diminuição da evasão e da repetência.Palavras-chave: Reprovação. Ensino Fundamental. Aprendizagem. |
id |
UNOESC-3_6e97c7f1143ec3a5d7b41078a1e8face |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8851 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTALA produção teórica que segue é o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em escolas públicas do município de Erechim – RS, cujo objetivo principal foi averiguar quais as causas da reprovação na quinta série do Ensino Fundamental. Esta série tem se caracterizado pela incidência de grande número de alunos reprovados. Diante dessa constatação, questionou-se sobre quais fatores seriam os geradores desta reprovação. Para responder a essas interrogações, coletaram-se dados com pais, professores, alunos, coordenadores e diretores. Usou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, o que trouxe algumas constatações importantes. São vários os fatores que provocam a reprovação de um aluno: contexto sociofamiliar, ausência de objetivos, de sentido para com a escola e o conhecimento, organização do espaço escolar, inadequação da didática e metodologia do professor, falta de método e de estudo, fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram do ponto de vista psicoafetivo, entre outros. Está clara a constatação de que há necessidade de uma mudança de cultura em relação à escola, ao conhecimento e à aprendizagem. É preciso que se faça a defesa da aprendizagem e da escola como o espaço que possibilita que as crianças desenvolvam sua autonomia, o gosto pelo aprender, os diferentes canais de recepção de imagens e mensagens. Só assim se estará proporcionando uma enorme contribuição para a diminuição da evasão e da repetência.Palavras-chave: Reprovação. Ensino Fundamental. Aprendizagem.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; v. 30 n. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; Vol. 30 N.º 2 (2005): Roteiro; 215-2302177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851/4885Copyright (c) 2015 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogaro, ArnaldoRese, Rachel2019-02-28T20:03:33Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8851Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:03:33Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Nogaro, Arnaldo |
title_short |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Nogaro, Arnaldo |
author_facet |
Nogaro, Arnaldo Rese, Rachel |
author_role |
author |
author2 |
Rese, Rachel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogaro, Arnaldo Rese, Rachel |
description |
A produção teórica que segue é o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em escolas públicas do município de Erechim – RS, cujo objetivo principal foi averiguar quais as causas da reprovação na quinta série do Ensino Fundamental. Esta série tem se caracterizado pela incidência de grande número de alunos reprovados. Diante dessa constatação, questionou-se sobre quais fatores seriam os geradores desta reprovação. Para responder a essas interrogações, coletaram-se dados com pais, professores, alunos, coordenadores e diretores. Usou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, o que trouxe algumas constatações importantes. São vários os fatores que provocam a reprovação de um aluno: contexto sociofamiliar, ausência de objetivos, de sentido para com a escola e o conhecimento, organização do espaço escolar, inadequação da didática e metodologia do professor, falta de método e de estudo, fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram do ponto de vista psicoafetivo, entre outros. Está clara a constatação de que há necessidade de uma mudança de cultura em relação à escola, ao conhecimento e à aprendizagem. É preciso que se faça a defesa da aprendizagem e da escola como o espaço que possibilita que as crianças desenvolvam sua autonomia, o gosto pelo aprender, os diferentes canais de recepção de imagens e mensagens. Só assim se estará proporcionando uma enorme contribuição para a diminuição da evasão e da repetência.Palavras-chave: Reprovação. Ensino Fundamental. Aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851/4885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230 Roteiro; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Roteiro; 215-230 Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230 Roteiro; v. 30 n. 2 (2005): Roteiro; 215-230 Roteiro; Vol. 30 N.º 2 (2005): Roteiro; 215-230 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529751228416 |