UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogaro, Arnaldo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rese, Rachel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851
Resumo: A produção teórica que segue é o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em escolas públicas do município de Erechim – RS, cujo objetivo principal foi averiguar quais as causas da reprovação na quinta série do Ensino Fundamental. Esta série tem se caracterizado pela incidência de grande número de alunos reprovados. Diante dessa constatação, questionou-se sobre quais fatores seriam os geradores desta reprovação. Para responder a essas interrogações, coletaram-se dados com pais, professores, alunos, coordenadores e diretores. Usou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, o que trouxe algumas constatações importantes. São vários os fatores que provocam a reprovação de um aluno: contexto sociofamiliar, ausência de objetivos, de sentido para com a escola e o conhecimento, organização do espaço escolar, inadequação da didática e metodologia do professor, falta de método e de estudo, fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram do ponto de vista psicoafetivo, entre outros. Está clara a constatação de que há necessidade de uma mudança de cultura em relação à escola, ao conhecimento e à aprendizagem. É preciso que se faça a defesa da aprendizagem e da escola como o espaço que possibilita que as crianças desenvolvam sua autonomia, o gosto pelo aprender, os diferentes canais de recepção de imagens e mensagens. Só assim se estará proporcionando uma enorme contribuição para a diminuição da evasão e da repetência.Palavras-chave: Reprovação. Ensino Fundamental. Aprendizagem.
id UNOESC-3_6e97c7f1143ec3a5d7b41078a1e8face
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8851
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTALA produção teórica que segue é o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em escolas públicas do município de Erechim – RS, cujo objetivo principal foi averiguar quais as causas da reprovação na quinta série do Ensino Fundamental. Esta série tem se caracterizado pela incidência de grande número de alunos reprovados. Diante dessa constatação, questionou-se sobre quais fatores seriam os geradores desta reprovação. Para responder a essas interrogações, coletaram-se dados com pais, professores, alunos, coordenadores e diretores. Usou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, o que trouxe algumas constatações importantes. São vários os fatores que provocam a reprovação de um aluno: contexto sociofamiliar, ausência de objetivos, de sentido para com a escola e o conhecimento, organização do espaço escolar, inadequação da didática e metodologia do professor, falta de método e de estudo, fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram do ponto de vista psicoafetivo, entre outros. Está clara a constatação de que há necessidade de uma mudança de cultura em relação à escola, ao conhecimento e à aprendizagem. É preciso que se faça a defesa da aprendizagem e da escola como o espaço que possibilita que as crianças desenvolvam sua autonomia, o gosto pelo aprender, os diferentes canais de recepção de imagens e mensagens. Só assim se estará proporcionando uma enorme contribuição para a diminuição da evasão e da repetência.Palavras-chave: Reprovação. Ensino Fundamental. Aprendizagem.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; v. 30 n. 2 (2005): Roteiro; 215-230Roteiro; Vol. 30 N.º 2 (2005): Roteiro; 215-2302177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851/4885Copyright (c) 2015 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogaro, ArnaldoRese, Rachel2019-02-28T20:03:33Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8851Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:03:33Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
title UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nogaro, Arnaldo
title_short UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES DA REPROVAÇÃO DOS ALUNOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Nogaro, Arnaldo
author_facet Nogaro, Arnaldo
Rese, Rachel
author_role author
author2 Rese, Rachel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogaro, Arnaldo
Rese, Rachel
description A produção teórica que segue é o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em escolas públicas do município de Erechim – RS, cujo objetivo principal foi averiguar quais as causas da reprovação na quinta série do Ensino Fundamental. Esta série tem se caracterizado pela incidência de grande número de alunos reprovados. Diante dessa constatação, questionou-se sobre quais fatores seriam os geradores desta reprovação. Para responder a essas interrogações, coletaram-se dados com pais, professores, alunos, coordenadores e diretores. Usou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, o que trouxe algumas constatações importantes. São vários os fatores que provocam a reprovação de um aluno: contexto sociofamiliar, ausência de objetivos, de sentido para com a escola e o conhecimento, organização do espaço escolar, inadequação da didática e metodologia do professor, falta de método e de estudo, fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram do ponto de vista psicoafetivo, entre outros. Está clara a constatação de que há necessidade de uma mudança de cultura em relação à escola, ao conhecimento e à aprendizagem. É preciso que se faça a defesa da aprendizagem e da escola como o espaço que possibilita que as crianças desenvolvam sua autonomia, o gosto pelo aprender, os diferentes canais de recepção de imagens e mensagens. Só assim se estará proporcionando uma enorme contribuição para a diminuição da evasão e da repetência.Palavras-chave: Reprovação. Ensino Fundamental. Aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8851/4885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230
Roteiro; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Roteiro; 215-230
Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 215-230
Roteiro; v. 30 n. 2 (2005): Roteiro; 215-230
Roteiro; Vol. 30 N.º 2 (2005): Roteiro; 215-230
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529751228416