AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348 |
Resumo: | Resumo: Esse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.Palavras-chave: Políticas educacionais. Diretrizes curriculares. Ensino médio. |
id |
UNOESC-3_8121281a28c76eacca6ce4a50d7636a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2348 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARESResumo: Esse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.Palavras-chave: Políticas educacionais. Diretrizes curriculares. Ensino médio.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 257-2722177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348/pdf_5da Silva Czernisz, Eliane Cleideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:10:51Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2348Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:10:51Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES |
title |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES |
spellingShingle |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES da Silva Czernisz, Eliane Cleide |
title_short |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES |
title_full |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES |
title_fullStr |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES |
title_sort |
AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES |
author |
da Silva Czernisz, Eliane Cleide |
author_facet |
da Silva Czernisz, Eliane Cleide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Czernisz, Eliane Cleide |
description |
Resumo: Esse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.Palavras-chave: Políticas educacionais. Diretrizes curriculares. Ensino médio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348/pdf_5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272 Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272 Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272 Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 257-272 Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 257-272 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529315020800 |