Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica. Palavras-chave: Curso de Letras. Letramentos. Eventos identitários. Formação de professores. |
id |
UNOESC-3_8635ce5d407bee9f293225114ef36c90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/913 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica. Palavras-chave: Curso de Letras. Letramentos. Eventos identitários. Formação de professores. Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 267-2922177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913/pdf_175Fischer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:15:39Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/913Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:15:39Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras |
title |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras |
spellingShingle |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras Fischer, Adriana |
title_short |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras |
title_full |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras |
title_fullStr |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras |
title_full_unstemmed |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras |
title_sort |
Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras |
author |
Fischer, Adriana |
author_facet |
Fischer, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Adriana |
description |
O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica. Palavras-chave: Curso de Letras. Letramentos. Eventos identitários. Formação de professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913/pdf_175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292 Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 267-292 Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292 Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 267-292 Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 267-292 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528959553536 |