Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913
Resumo:   O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica. Palavras-chave: Curso de Letras. Letramentos. Eventos identitários. Formação de professores. 
id UNOESC-3_8635ce5d407bee9f293225114ef36c90
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/913
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras  O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica. Palavras-chave: Curso de Letras. Letramentos. Eventos identitários. Formação de professores. Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 267-292Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 267-2922177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913/pdf_175Fischer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:15:39Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/913Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:15:39Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
title Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
spellingShingle Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
Fischer, Adriana
title_short Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
title_full Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
title_fullStr Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
title_full_unstemmed Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
title_sort Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras
author Fischer, Adriana
author_facet Fischer, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Adriana
description   O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica. Palavras-chave: Curso de Letras. Letramentos. Eventos identitários. Formação de professores. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913/pdf_175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292
Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 267-292
Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 267-292
Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 267-292
Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 267-292
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528959553536