A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/340 |
Resumo: | Neste artigo, investiga-se a história da produção escolar que se realizou na região da coleta e da industrialização da erva-mate, no estado de Santa Catarina, entre os anos de 1880 e 1920. O estudo tem por lócus o litoral norte e o planalto norte e do estado, onde se situavam a coleta e o beneficiamento da erva-mate. A força não-material da educação escolar utilizou referências e experiências da produção material e se apropriou de métodos e instrumentos adequados ao trabalho de ensino. O objeto de estudo é a investigação das políticas públicas catarinenses e da organização do trabalho didático da instrução primária que seguiu a modernização da instrução pública de São Paulo com a instalação de grupos escolares. Os dados foram levantados na Coleção de Leis do governo catarinense, nas correspondências dos presidentes e dos diretores gerais da instrução pública, nos relatórios governamentais e nos documentos das indústrias ervateiras. Concluiu-se, pela análise da modernização educacional, mediante os grupos escolares, e pelas lutas para superar as contradições, que se travaram na sociedade civil e no estado. Palavras-chave: História da educação catarinense. Políticas públicas catarinenses. Produção material e produção não-material. Organização do trabalho didático. |
id |
UNOESC-3_9f62be19b87dca010a6d499c930930eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/340 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mateNeste artigo, investiga-se a história da produção escolar que se realizou na região da coleta e da industrialização da erva-mate, no estado de Santa Catarina, entre os anos de 1880 e 1920. O estudo tem por lócus o litoral norte e o planalto norte e do estado, onde se situavam a coleta e o beneficiamento da erva-mate. A força não-material da educação escolar utilizou referências e experiências da produção material e se apropriou de métodos e instrumentos adequados ao trabalho de ensino. O objeto de estudo é a investigação das políticas públicas catarinenses e da organização do trabalho didático da instrução primária que seguiu a modernização da instrução pública de São Paulo com a instalação de grupos escolares. Os dados foram levantados na Coleção de Leis do governo catarinense, nas correspondências dos presidentes e dos diretores gerais da instrução pública, nos relatórios governamentais e nos documentos das indústrias ervateiras. Concluiu-se, pela análise da modernização educacional, mediante os grupos escolares, e pelas lutas para superar as contradições, que se travaram na sociedade civil e no estado. Palavras-chave: História da educação catarinense. Políticas públicas catarinenses. Produção material e produção não-material. Organização do trabalho didático.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/340Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 95-122Roteiro; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Roteiro; 95-122Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 95-122Roteiro; v. 32 n. 1 (2007): Roteiro; 95-122Roteiro; Vol. 32 N.º 1 (2007): Roteiro; 95-1222177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/340/88Mafra, Antônio DiasCardoso, Maria AngélicaHoff, Sandinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:19:42Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/340Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:19:42Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate |
title |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate |
spellingShingle |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate Mafra, Antônio Dias |
title_short |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate |
title_full |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate |
title_fullStr |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate |
title_full_unstemmed |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate |
title_sort |
A educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate |
author |
Mafra, Antônio Dias |
author_facet |
Mafra, Antônio Dias Cardoso, Maria Angélica Hoff, Sandino |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Maria Angélica Hoff, Sandino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra, Antônio Dias Cardoso, Maria Angélica Hoff, Sandino |
description |
Neste artigo, investiga-se a história da produção escolar que se realizou na região da coleta e da industrialização da erva-mate, no estado de Santa Catarina, entre os anos de 1880 e 1920. O estudo tem por lócus o litoral norte e o planalto norte e do estado, onde se situavam a coleta e o beneficiamento da erva-mate. A força não-material da educação escolar utilizou referências e experiências da produção material e se apropriou de métodos e instrumentos adequados ao trabalho de ensino. O objeto de estudo é a investigação das políticas públicas catarinenses e da organização do trabalho didático da instrução primária que seguiu a modernização da instrução pública de São Paulo com a instalação de grupos escolares. Os dados foram levantados na Coleção de Leis do governo catarinense, nas correspondências dos presidentes e dos diretores gerais da instrução pública, nos relatórios governamentais e nos documentos das indústrias ervateiras. Concluiu-se, pela análise da modernização educacional, mediante os grupos escolares, e pelas lutas para superar as contradições, que se travaram na sociedade civil e no estado. Palavras-chave: História da educação catarinense. Políticas públicas catarinenses. Produção material e produção não-material. Organização do trabalho didático. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/340 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/340/88 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 95-122 Roteiro; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Roteiro; 95-122 Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 95-122 Roteiro; v. 32 n. 1 (2007): Roteiro; 95-122 Roteiro; Vol. 32 N.º 1 (2007): Roteiro; 95-122 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528918659072 |