Policidadania: formação mistagógica do docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/227 |
Resumo: | O texto a seguir tem por objetivo apresentar uma proposta de política pública para a formação de docentes que considere muito mais do que os aspectos intelectuais e cognitivos na formação de docentes. As expressões policidadania e mistagogia empregadas ao longo das reflexões têm o intuito de ajudar a perceber que a proposta em questão adquire uma impostação particular e bastante nova no mundo da educação. Os dois vocábulos são conceituados e descritos como uma nova feição em relação à formação e às políticas públicas para as quais todos são chamados a se voltar quando se trata de estabelecer um processo formativo e de gestão na educação. No conjunto do texto, é possível perceber que uma coerente política de formação de professores exige superar a mera transmissão de conhecimentos e tende necessariamente a se abrir para uma nova forma de ver o sistema educativo como instrumento formador de cidadãos integrados e integradores. No decorrer do processo formativo e ao longo do exercício profissional, mais do que receptáculos de conteúdo, os educadores merecem ser reconhecidos e tratados como pessoas antes que vistos na condição de profissionais. O eixo integrador da proposta está fundamentado no ensino social da Igreja Católica e sua participação no campo da educação e formação do cidadão em sua função de educador e formador.Palavras-chave: Policidadania. Mistagogia. Solidariedade. Itinerário pedagógico. |
id |
UNOESC-3_a4be314979d7e22e2f8827553d5252e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/227 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Policidadania: formação mistagógica do docenteO texto a seguir tem por objetivo apresentar uma proposta de política pública para a formação de docentes que considere muito mais do que os aspectos intelectuais e cognitivos na formação de docentes. As expressões policidadania e mistagogia empregadas ao longo das reflexões têm o intuito de ajudar a perceber que a proposta em questão adquire uma impostação particular e bastante nova no mundo da educação. Os dois vocábulos são conceituados e descritos como uma nova feição em relação à formação e às políticas públicas para as quais todos são chamados a se voltar quando se trata de estabelecer um processo formativo e de gestão na educação. No conjunto do texto, é possível perceber que uma coerente política de formação de professores exige superar a mera transmissão de conhecimentos e tende necessariamente a se abrir para uma nova forma de ver o sistema educativo como instrumento formador de cidadãos integrados e integradores. No decorrer do processo formativo e ao longo do exercício profissional, mais do que receptáculos de conteúdo, os educadores merecem ser reconhecidos e tratados como pessoas antes que vistos na condição de profissionais. O eixo integrador da proposta está fundamentado no ensino social da Igreja Católica e sua participação no campo da educação e formação do cidadão em sua função de educador e formador.Palavras-chave: Policidadania. Mistagogia. Solidariedade. Itinerário pedagógico.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/227Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 53-72Roteiro; Vol. 35 Núm. 1 (2010): Roteiro; 53-72Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 53-72Roteiro; v. 35 n. 1 (2010): Roteiro; 53-72Roteiro; Vol. 35 N.º 1 (2010): Roteiro; 53-722177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/227/17Alberton, Elcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:24:19Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/227Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:24:19Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Policidadania: formação mistagógica do docente |
title |
Policidadania: formação mistagógica do docente |
spellingShingle |
Policidadania: formação mistagógica do docente Alberton, Elcio |
title_short |
Policidadania: formação mistagógica do docente |
title_full |
Policidadania: formação mistagógica do docente |
title_fullStr |
Policidadania: formação mistagógica do docente |
title_full_unstemmed |
Policidadania: formação mistagógica do docente |
title_sort |
Policidadania: formação mistagógica do docente |
author |
Alberton, Elcio |
author_facet |
Alberton, Elcio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberton, Elcio |
description |
O texto a seguir tem por objetivo apresentar uma proposta de política pública para a formação de docentes que considere muito mais do que os aspectos intelectuais e cognitivos na formação de docentes. As expressões policidadania e mistagogia empregadas ao longo das reflexões têm o intuito de ajudar a perceber que a proposta em questão adquire uma impostação particular e bastante nova no mundo da educação. Os dois vocábulos são conceituados e descritos como uma nova feição em relação à formação e às políticas públicas para as quais todos são chamados a se voltar quando se trata de estabelecer um processo formativo e de gestão na educação. No conjunto do texto, é possível perceber que uma coerente política de formação de professores exige superar a mera transmissão de conhecimentos e tende necessariamente a se abrir para uma nova forma de ver o sistema educativo como instrumento formador de cidadãos integrados e integradores. No decorrer do processo formativo e ao longo do exercício profissional, mais do que receptáculos de conteúdo, os educadores merecem ser reconhecidos e tratados como pessoas antes que vistos na condição de profissionais. O eixo integrador da proposta está fundamentado no ensino social da Igreja Católica e sua participação no campo da educação e formação do cidadão em sua função de educador e formador.Palavras-chave: Policidadania. Mistagogia. Solidariedade. Itinerário pedagógico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/227 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/227/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 53-72 Roteiro; Vol. 35 Núm. 1 (2010): Roteiro; 53-72 Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 53-72 Roteiro; v. 35 n. 1 (2010): Roteiro; 53-72 Roteiro; Vol. 35 N.º 1 (2010): Roteiro; 53-72 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528834772992 |