OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cappelletti, Isabel Franchi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2194
Resumo: Resumo: A avaliação educacional tem-se mostrado como uma questão controversa e pouco cuidada nos planos, programas e projetos educacionais do contexto brasileiro. São inúmeras as proposições teóricas disponíveis na literatura que, entretanto, não têm dado conta do funcionamento concreto das práticas avaliativas. O processo avaliativo tem sido considerado, muitas vezes, como um simples procedimento com forte apelo instrumental. A amplitude de propostas teóricas sobre avaliação abre espaço para discussão entre dois espaços ideológicos: avaliação como controle e avaliação como processo emancipatório. O texto coloca em pauta os modelos que tiveram grande penetração em nosso meio e que ainda marcam presença no sistema educacional brasileiro. Palavras chave: Avaliação Educacional. Emancipação. Controle.
id UNOESC-3_a9b5549878e69c26a99fb469aa9d26a0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2194
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIOResumo: A avaliação educacional tem-se mostrado como uma questão controversa e pouco cuidada nos planos, programas e projetos educacionais do contexto brasileiro. São inúmeras as proposições teóricas disponíveis na literatura que, entretanto, não têm dado conta do funcionamento concreto das práticas avaliativas. O processo avaliativo tem sido considerado, muitas vezes, como um simples procedimento com forte apelo instrumental. A amplitude de propostas teóricas sobre avaliação abre espaço para discussão entre dois espaços ideológicos: avaliação como controle e avaliação como processo emancipatório. O texto coloca em pauta os modelos que tiveram grande penetração em nosso meio e que ainda marcam presença no sistema educacional brasileiro. Palavras chave: Avaliação Educacional. Emancipação. Controle.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2194Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 211-227Roteiro; Vol. 37 Núm. 2 (2012): Roteiro; 211-227Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 211-227Roteiro; v. 37 n. 2 (2012): Roteiro; 211-227Roteiro; Vol. 37 N.º 2 (2012): Roteiro; 211-2272177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2194/pdfCappelletti, Isabel Franchiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:13:26Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2194Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:13:26Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
title OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
spellingShingle OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
Cappelletti, Isabel Franchi
title_short OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
title_full OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
title_fullStr OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
title_full_unstemmed OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
title_sort OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO
author Cappelletti, Isabel Franchi
author_facet Cappelletti, Isabel Franchi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cappelletti, Isabel Franchi
description Resumo: A avaliação educacional tem-se mostrado como uma questão controversa e pouco cuidada nos planos, programas e projetos educacionais do contexto brasileiro. São inúmeras as proposições teóricas disponíveis na literatura que, entretanto, não têm dado conta do funcionamento concreto das práticas avaliativas. O processo avaliativo tem sido considerado, muitas vezes, como um simples procedimento com forte apelo instrumental. A amplitude de propostas teóricas sobre avaliação abre espaço para discussão entre dois espaços ideológicos: avaliação como controle e avaliação como processo emancipatório. O texto coloca em pauta os modelos que tiveram grande penetração em nosso meio e que ainda marcam presença no sistema educacional brasileiro. Palavras chave: Avaliação Educacional. Emancipação. Controle.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2194
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2194/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 211-227
Roteiro; Vol. 37 Núm. 2 (2012): Roteiro; 211-227
Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 211-227
Roteiro; v. 37 n. 2 (2012): Roteiro; 211-227
Roteiro; Vol. 37 N.º 2 (2012): Roteiro; 211-227
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529309777920