Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helal, Igor
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sampaio, Carmen Sanches, Ribeiro, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/869
Resumo: Este texto alinhava algumas reflexões sobre formação docente tendo como pano de fundo a noção de professora-pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Na discussão engendrada, privilegiamos as fotografias docentes (HELAL, 2011) – fotografias que os professores/as produzem da própria prática. Nesse sentido, a pesquisa aqui socializada tem como objetivos principais: i) investigar saberes e fazeres alfabetizadores mediante fotografias docentes narradas em diferentes espaços de formação; ii) identificar se o processo de fotografar a prática pedagógica/alfabetizadora contribui para a formação do(a) professor(a) como  pesquisador(a) da própria prática. A opção teórico-epistemológica e política assumida nessa investigação-formação se inscreve na perspectiva da investigação narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 1995) e nos Estudos com o(s) cotidiano(s) (GARCIA, 2003; OLIVEIRA; ALVES, 2002). A partir da leitura de imagens, tendo como referência o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), discutimos perspectivas de alfabetização, enredadas e potencializadas no(s) cotidiano(s) da(s) sala(s) de aula. Em nossa ação investigativa, as fotografias docentes, socializadas pelos professores e professoras, têm contribuído para a desinvibilização de saberes e fazeres alfabetizadores, além de permitirem à professora (e professor) (re)pensar e (re)visitar a própria prática – revelam, ainda, a complexidade constitutiva do percurso da investigação, abrindo possibilidades para pensarmos modos outros de fazer pesquisa com o cotidiano; lendo imagens, conversando com elas e com seus autores, ao mesmo tempo que nos coimplicamos com e em espaços de formação docente.Palavras-chave: Formação de professore(a)s. Fotografias docentes. Alfabetização. Cotidiano escolar. Professora-pesquisadora. 
id UNOESC-3_bfff4662b73275e51b6adea9862110ea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/869
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentesEste texto alinhava algumas reflexões sobre formação docente tendo como pano de fundo a noção de professora-pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Na discussão engendrada, privilegiamos as fotografias docentes (HELAL, 2011) – fotografias que os professores/as produzem da própria prática. Nesse sentido, a pesquisa aqui socializada tem como objetivos principais: i) investigar saberes e fazeres alfabetizadores mediante fotografias docentes narradas em diferentes espaços de formação; ii) identificar se o processo de fotografar a prática pedagógica/alfabetizadora contribui para a formação do(a) professor(a) como  pesquisador(a) da própria prática. A opção teórico-epistemológica e política assumida nessa investigação-formação se inscreve na perspectiva da investigação narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 1995) e nos Estudos com o(s) cotidiano(s) (GARCIA, 2003; OLIVEIRA; ALVES, 2002). A partir da leitura de imagens, tendo como referência o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), discutimos perspectivas de alfabetização, enredadas e potencializadas no(s) cotidiano(s) da(s) sala(s) de aula. Em nossa ação investigativa, as fotografias docentes, socializadas pelos professores e professoras, têm contribuído para a desinvibilização de saberes e fazeres alfabetizadores, além de permitirem à professora (e professor) (re)pensar e (re)visitar a própria prática – revelam, ainda, a complexidade constitutiva do percurso da investigação, abrindo possibilidades para pensarmos modos outros de fazer pesquisa com o cotidiano; lendo imagens, conversando com elas e com seus autores, ao mesmo tempo que nos coimplicamos com e em espaços de formação docente.Palavras-chave: Formação de professore(a)s. Fotografias docentes. Alfabetização. Cotidiano escolar. Professora-pesquisadora. Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/869Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 315-334Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 315-334Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 315-334Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 315-334Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 315-3342177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/869/pdf_178Helal, IgorSampaio, Carmen SanchesRibeiro, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:16:03Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/869Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:16:03Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
title Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
spellingShingle Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
Helal, Igor
title_short Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
title_full Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
title_fullStr Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
title_full_unstemmed Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
title_sort Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes
author Helal, Igor
author_facet Helal, Igor
Sampaio, Carmen Sanches
Ribeiro, Tiago
author_role author
author2 Sampaio, Carmen Sanches
Ribeiro, Tiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Helal, Igor
Sampaio, Carmen Sanches
Ribeiro, Tiago
description Este texto alinhava algumas reflexões sobre formação docente tendo como pano de fundo a noção de professora-pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Na discussão engendrada, privilegiamos as fotografias docentes (HELAL, 2011) – fotografias que os professores/as produzem da própria prática. Nesse sentido, a pesquisa aqui socializada tem como objetivos principais: i) investigar saberes e fazeres alfabetizadores mediante fotografias docentes narradas em diferentes espaços de formação; ii) identificar se o processo de fotografar a prática pedagógica/alfabetizadora contribui para a formação do(a) professor(a) como  pesquisador(a) da própria prática. A opção teórico-epistemológica e política assumida nessa investigação-formação se inscreve na perspectiva da investigação narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 1995) e nos Estudos com o(s) cotidiano(s) (GARCIA, 2003; OLIVEIRA; ALVES, 2002). A partir da leitura de imagens, tendo como referência o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), discutimos perspectivas de alfabetização, enredadas e potencializadas no(s) cotidiano(s) da(s) sala(s) de aula. Em nossa ação investigativa, as fotografias docentes, socializadas pelos professores e professoras, têm contribuído para a desinvibilização de saberes e fazeres alfabetizadores, além de permitirem à professora (e professor) (re)pensar e (re)visitar a própria prática – revelam, ainda, a complexidade constitutiva do percurso da investigação, abrindo possibilidades para pensarmos modos outros de fazer pesquisa com o cotidiano; lendo imagens, conversando com elas e com seus autores, ao mesmo tempo que nos coimplicamos com e em espaços de formação docente.Palavras-chave: Formação de professore(a)s. Fotografias docentes. Alfabetização. Cotidiano escolar. Professora-pesquisadora. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/869
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/869/pdf_178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 315-334
Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 315-334
Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 315-334
Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 315-334
Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 315-334
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528957456384