Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perioto Guhur, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nascimento Alberto, Raiani, Carniatto, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230
Resumo: Este estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada com o objetivo de investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.Palavras-chave: Adolescência. Vestibular. Identidade. Conflitos.
id UNOESC-3_c344a7bf0919d24c028ad56f95b8cb27
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/230
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescênciaEste estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada com o objetivo de investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.Palavras-chave: Adolescência. Vestibular. Identidade. Conflitos. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; Vol. 35 Núm. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; v. 35 n. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; Vol. 35 N.º 1 (2010): Roteiro; 115-1382177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230/20Perioto Guhur, Maria de LourdesNascimento Alberto, RaianiCarniatto, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:24:02Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/230Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:24:02Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
title Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
spellingShingle Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
Perioto Guhur, Maria de Lourdes
title_short Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
title_full Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
title_fullStr Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
title_full_unstemmed Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
title_sort Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
author Perioto Guhur, Maria de Lourdes
author_facet Perioto Guhur, Maria de Lourdes
Nascimento Alberto, Raiani
Carniatto, Natália
author_role author
author2 Nascimento Alberto, Raiani
Carniatto, Natália
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perioto Guhur, Maria de Lourdes
Nascimento Alberto, Raiani
Carniatto, Natália
description Este estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada com o objetivo de investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.Palavras-chave: Adolescência. Vestibular. Identidade. Conflitos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230/20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138
Roteiro; Vol. 35 Núm. 1 (2010): Roteiro; 115-138
Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138
Roteiro; v. 35 n. 1 (2010): Roteiro; 115-138
Roteiro; Vol. 35 N.º 1 (2010): Roteiro; 115-138
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528840015872