Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230 |
Resumo: | Este estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada com o objetivo de investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.Palavras-chave: Adolescência. Vestibular. Identidade. Conflitos. |
id |
UNOESC-3_c344a7bf0919d24c028ad56f95b8cb27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/230 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescênciaEste estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada com o objetivo de investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.Palavras-chave: Adolescência. Vestibular. Identidade. Conflitos. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; Vol. 35 Núm. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; v. 35 n. 1 (2010): Roteiro; 115-138Roteiro; Vol. 35 N.º 1 (2010): Roteiro; 115-1382177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230/20Perioto Guhur, Maria de LourdesNascimento Alberto, RaianiCarniatto, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:24:02Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/230Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:24:02Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência |
title |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência |
spellingShingle |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência Perioto Guhur, Maria de Lourdes |
title_short |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência |
title_full |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência |
title_fullStr |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência |
title_full_unstemmed |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência |
title_sort |
Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência |
author |
Perioto Guhur, Maria de Lourdes |
author_facet |
Perioto Guhur, Maria de Lourdes Nascimento Alberto, Raiani Carniatto, Natália |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento Alberto, Raiani Carniatto, Natália |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perioto Guhur, Maria de Lourdes Nascimento Alberto, Raiani Carniatto, Natália |
description |
Este estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada com o objetivo de investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.Palavras-chave: Adolescência. Vestibular. Identidade. Conflitos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138 Roteiro; Vol. 35 Núm. 1 (2010): Roteiro; 115-138 Roteiro; Vol. 35 No. 1 (2010): Roteiro; 115-138 Roteiro; v. 35 n. 1 (2010): Roteiro; 115-138 Roteiro; Vol. 35 N.º 1 (2010): Roteiro; 115-138 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528840015872 |