INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
DOI: | 10.18593/r.v41i1.9271 |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271 |
Resumo: | O presente texto tece reflexões acerca da pesquisa narrativa e discute alguns princípios constitutivos em ações investigativas que se inscrevem nessa perspectiva teórico-metodológica. Por meio da partilha de algumas narrativas e acontecimentos vividos no desenvolvimento de uma investigação-formação longitudinal, o trabalho sublinha o quanto as ideias de experiência, alteridade, igualdade e horizontalidade são potentes para pensar e investigar narrativamente os processos formativos docentes. Além disso, destaca o outro como um sujeito legítimo e importante no processo alteritário da pesquisa e da formação, tendo no conceito de excedente de visão uma ferramenta privilegiada para essa reflexão.Palavras-chave: Narrativa. Pesquisa. Formação Docente. Experiência. Alteridade. |
id |
UNOESC-3_f4d42f3f6d79696ca99fbbf09f55c0ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9271 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
spelling |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS...O presente texto tece reflexões acerca da pesquisa narrativa e discute alguns princípios constitutivos em ações investigativas que se inscrevem nessa perspectiva teórico-metodológica. Por meio da partilha de algumas narrativas e acontecimentos vividos no desenvolvimento de uma investigação-formação longitudinal, o trabalho sublinha o quanto as ideias de experiência, alteridade, igualdade e horizontalidade são potentes para pensar e investigar narrativamente os processos formativos docentes. Além disso, destaca o outro como um sujeito legítimo e importante no processo alteritário da pesquisa e da formação, tendo no conceito de excedente de visão uma ferramenta privilegiada para essa reflexão.Palavras-chave: Narrativa. Pesquisa. Formação Docente. Experiência. Alteridade.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/927110.18593/r.v41i1.9271Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-1542177-60590104-431110.18593/r.v41i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271/5328https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271/13758Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, TiagoSanches Sampaio, Carmende Souza, Rafael2019-11-19T21:51:09Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9271Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T21:51:09Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... |
title |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... |
spellingShingle |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... Ribeiro, Tiago Ribeiro, Tiago |
title_short |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... |
title_full |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... |
title_fullStr |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... |
title_full_unstemmed |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... |
title_sort |
INVESTIGAR NARRATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOCENTE: NO ENCONTRO COM O OUTRO, EXPERIÊNCIAS... |
author |
Ribeiro, Tiago |
author_facet |
Ribeiro, Tiago Ribeiro, Tiago Sanches Sampaio, Carmen de Souza, Rafael Sanches Sampaio, Carmen de Souza, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Sanches Sampaio, Carmen de Souza, Rafael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Tiago Sanches Sampaio, Carmen de Souza, Rafael |
description |
O presente texto tece reflexões acerca da pesquisa narrativa e discute alguns princípios constitutivos em ações investigativas que se inscrevem nessa perspectiva teórico-metodológica. Por meio da partilha de algumas narrativas e acontecimentos vividos no desenvolvimento de uma investigação-formação longitudinal, o trabalho sublinha o quanto as ideias de experiência, alteridade, igualdade e horizontalidade são potentes para pensar e investigar narrativamente os processos formativos docentes. Além disso, destaca o outro como um sujeito legítimo e importante no processo alteritário da pesquisa e da formação, tendo no conceito de excedente de visão uma ferramenta privilegiada para essa reflexão.Palavras-chave: Narrativa. Pesquisa. Formação Docente. Experiência. Alteridade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271 10.18593/r.v41i1.9271 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v41i1.9271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271/5328 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271/13758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154 Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154 Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154 Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154 Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 135-154 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v41i1 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1822179151325429760 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18593/r.v41i1.9271 |