OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marta Nascimento
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Krug, Rodrigo de Rosso, Krug, Hugo Norberto, Conceição, Victor Julierme Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.Palavras-chave: Educação Física. Desafios. Prática pedagógica.
id UNOESC-3_fa1576ce8c36a50bd118bf37ea33322c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6264
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICAEste estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.Palavras-chave: Educação Física. Desafios. Prática pedagógica.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/626410.18593/r.v40i1.6264Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 169-206Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 169-206Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 169-206Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 169-206Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 169-2062177-60590104-431110.18593/r.v40i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264/3883https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264/13843Marques, Marta NascimentoKrug, Rodrigo de RossoKrug, Hugo NorbertoConceição, Victor Julierme Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T20:41:29Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6264Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T20:41:29Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Marques, Marta Nascimento
title_short OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Marques, Marta Nascimento
author_facet Marques, Marta Nascimento
Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Hugo Norberto
Conceição, Victor Julierme Santos da
author_role author
author2 Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Hugo Norberto
Conceição, Victor Julierme Santos da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marta Nascimento
Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Hugo Norberto
Conceição, Victor Julierme Santos da
description Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.Palavras-chave: Educação Física. Desafios. Prática pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264
10.18593/r.v40i1.6264
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264
identifier_str_mv 10.18593/r.v40i1.6264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264/3883
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264/13843
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 169-206
Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 169-206
Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 169-206
Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 169-206
Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 169-206
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v40i1
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529651613696