SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337 |
Resumo: | Resumo: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.Palavras-chave: Saberes docentes. Ensino da Estatística. Ensino Médio. Interdisciplinaridade. |
id |
UNOESC-3_fbc9495f9b869443fe7729f924f74180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2337 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIOResumo: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.Palavras-chave: Saberes docentes. Ensino da Estatística. Ensino Médio. Interdisciplinaridade.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 365-3842177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337/pdf_10Corrêa, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:10:15Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2337Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:10:15Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO |
title |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO Corrêa, Alessandra |
title_short |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO |
author |
Corrêa, Alessandra |
author_facet |
Corrêa, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Alessandra |
description |
Resumo: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.Palavras-chave: Saberes docentes. Ensino da Estatística. Ensino Médio. Interdisciplinaridade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337/pdf_10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384 Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384 Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384 Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384 Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 365-384 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529312923648 |