SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Alessandra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337
Resumo: Resumo: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.Palavras-chave: Saberes docentes. Ensino da Estatística. Ensino Médio. Interdisciplinaridade.
id UNOESC-3_fbc9495f9b869443fe7729f924f74180
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2337
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIOResumo: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.Palavras-chave: Saberes docentes. Ensino da Estatística. Ensino Médio. Interdisciplinaridade.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 365-3842177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337/pdf_10Corrêa, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:10:15Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2337Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:10:15Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
title SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
Corrêa, Alessandra
title_short SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
title_full SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
title_sort SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR NO ENSINO MÉDIO
author Corrêa, Alessandra
author_facet Corrêa, Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Alessandra
description Resumo: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.Palavras-chave: Saberes docentes. Ensino da Estatística. Ensino Médio. Interdisciplinaridade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337/pdf_10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384
Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384
Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384
Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 365-384
Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 365-384
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529312923648